Solo "Cães" encerra o projeto Cenas Mínimas em 2023

Solo "Cães" encerra o projeto Cenas Mínimas em 2023

Espetáculo com a atriz Gina Tochetto será apresentado em duas sessões nesta segunda e terça, 19h, no Centro Cultural da Ufrgs

Correio do Povo

"Cães" é o espetáculo solo com atuação de Gina Tochetto, com sessões hoje e amanhã, na Ufrgs

publicidade

A edição de encerramento do projeto Cenas Mínimas deste ano apresenta o solo “Cães”, da atriz Gina Tocchetto. O espetáculo reflete sobre a chegada de Cristóvão Colombo à América e as mazelas da colonização. São duas sessões, nos dias 4 e 5 de dezembro, segunda e terça-feira, às 19h, com duração de 20 minutos, na Sala Pitangueira do Centro Cultural da Ufrgs.

Fruto da pesquisa de doutorado da atriz, na Universidade Federal da Bahia (UFBA), “Cães” estreou em 2018 e, desde então, tem sido encenado em diferentes estados brasileiros e na África do Sul. A direção é do dramaturgo Beto Mônaco, mestre em Letras pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e bacharel em Comunicação Social pela UFRGS. O Centro Cultural da UFRGS está localizado na rua Eng. Luiz Englert, 333 (acesso pelo lado interno do campus, no andar térreo). A entrada é franca, aberta a toda a comunidade.

O espetáculo conta com apoio do Núcleo de Artes Cênicas da Faculdade de Comunicação, Artes e Letras da UFGD e do Departamento de Arte Dramática da UFRGS.

Sobre “Cães”, trata de quando Cristóvão Colombo chegou ao Novo Mundo, escreveu, maravilhado, a seus financiadores — os Reis da Espanha — que aquele lugar deveria ser o Paraíso na Terra. Árvores majestosas, frutos saborosos, fontes de água límpida e habitado por uma gente tão inocente que circulava nua. Colombo pede aos reis que “não permitam que aqui venha ou ponha pé nenhum estrangeiro — salvo católicos cristãos.” Em poucos séculos, da beleza da arara restou o nome do execrável pau de arara, e à gente inocente, deste e de outros paraísos, coube a função de cães que guardam territórios cercados.

Gina Tochetto é diretora, atriz e professora de teatro. Doutora pela UFBA (2020), mestre em Estudos de Teatro pela Universidade de Lisboa (2008) e bacharel em Interpretação Teatral pelo Departamento de Arte Dramática da UFRGS (1991). É professora efetiva do Curso de Artes Cênicas da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e facilitadora certificada pelo Instituto Lessac de Treinamento e Pesquisa (LTRI). Atualmente, desenvolve pesquisa de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas do Instituto de Artes da UFRGS, sob orientação de Inês Marocco.

Beto Mônaco é ator, dramaturgo e produtor teatral. Mestre em Letras pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), bacharel em Comunicação Social pela UFRGS, bacharel em Artes Cênicas pela UFGD e especialista em Teatro (Poéticas e Educação) pela UFGD. Atualmente é professor substituto no curso de Artes Cênicas da UFGD.

Criado em 2019, o projeto Cenas Mínimas tem como foco propostas artísticas de pequeno formato, nas mais diferentes áreas da performance. Idealizado para a Sala Pitangueira do Centro Cultural da UFRGS, o projeto procura criar uma relação de proximidade entre artistas e espectadores, privilegiando as atuações de elencos reduzidos e a não espetacularidade dos recursos cênicos. A ideia é a de que todas as artes da cena – teatro, performance-arte, dança, circo, música, criações híbridas – possam ser contempladas nos encontros.

 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895