Soprano Tati Helene participa de concerto da Ospa regido pelo japonês Kiyotaka Teraoka

Soprano Tati Helene participa de concerto da Ospa regido pelo japonês Kiyotaka Teraoka

Programa inclui a grandiosa “Uma Vida de Herói”, de Richard Strauss e será transmitido ao vivo

Correio do Povo

Eleita a melhor cantora de 2019 pelo site movimento.com, Tati Helene já trabalhou com importantes nomes da cena lírica europeia.

publicidade

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) apresenta uma das grandes obras do genial compositor Richard Strauss, “Uma Vida de Herói”, no concerto homônimo marcado para este sábado, 28 de maio, às 17h. A apresentação ocorre na Casa da Ospa (Centro Administrativo do Estado – Borges de Medeiros, 1501), em Porto Alegre, e conta com transmissão ao vivo pelo YouTube. Como regente convidado, o maestro japonês Kiyotaka Teraoka, parceiro de longa data e como solista, a cantora brasileira Tati Helene, que interpreta “La Mort de Cléopâtre”, de Hector Berlioz. Anunciada no início da temporada, a cantora espanhola Nancy Fabiola Herrera teve de cancelar a sua vinda por motivos de saúde. Ingressos pela plataforma  sympla.com.br. 
 
Soprano de destaque no cenário lírico brasileiro, Tati Helene fará sua primeira apresentação com a OSPA. Caberá à cantora interpretar “La Mort de Cléopâtre”, peça escrita em 1929 pelo compositor francês Hector Berlioz (1803 – 1869). Sobre a composição, Tati comenta que “explora de maneira muito interessante a combinação do colorido da orquestra com a de uma voz de soprano dramático”. O maestro japonês Kiyotaka Teraoka já regeu a Ospa por 20 vezes desde 2003 e cultiva uma relação próxima com a capital gaúcha. “Prometo que este concerto será uma experiência extraordinária para o público de Porto Alegre, de quem eu já estava com muitas saudades!”, antecipa o regente.
 
O compositor, pianista e maestro alemão Richard Strauss (1864-1949) talvez seja mais conhecido hoje pela introdução de “Assim falou Zarathustra”, usada como trilha do filme “2001: Uma Odisseia no Espaço”, de Stanley Kubrick. Mas seu legado é vasto, compreendendo óperas e poemas sinfônicos, entre eles “Uma Vida de Herói", no qual o compositor traduz em música a sua própria trajetória. Ele mesmo regeu a estreia em Frankfurt, em 1899. Ao longo da obra, a história de sua vida é contada em seis partes, começando por uma apresentação do herói (considerado o próprio Strauss), seguida por seus adversários (possivelmente os críticos de sua obra), sua companheira (um solo de violino representaria a esposa, Pauline Strauss), o campo de batalha (dificuldades da vida como artista), suas obras (com citações a diversas composições de Strauss) e, por fim, a conclusão. Bastante exigente para a orquestra, “Uma Vida de Herói" é considerada um exercício de virtuosismo.

Notas de Concerto

No sábado, o programa do concerto será apresentado ao público pela pianista, compositora e pesquisadora Catarina Domenici. Dentro do projeto Notas de Concerto, às 16h, a musicista explica, contextualiza e comenta as peças que serão executadas pela OSPA logo depois, às 17h.

 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 23 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895