Spcine e Kinoforum levam curtas brasileiros a Clermont-Ferrand

Spcine e Kinoforum levam curtas brasileiros a Clermont-Ferrand

Oito curtas nacionais promovem a diversidade e a criatividade no maior evento mundial dedicado ao formato

Correio do Povo

Um dos curtas selecionados para o programa Spcine Brazilian Shorts, que integra a programação do Short Film Market é "Ibirapitanga", de Olinda Tupinambá

publicidade

A Spcine, o Consulado-Geral do Brasil em Marselha e a Associação Cultural Kinoforum unem esforços em uma ampla parceria que levou à França uma programação de curtas-metragens brasileiros recentes que busca promover a diversidade e a criatividade da produção nacional dentro da maior vitrine mundial dedicado a esse formato – o Festival Internacional de Curtas-Metragens de Clermont-Ferrand, que acontece até o dia 10 de fevereiro. A ação também leva os cineastas à França, proporcionando uma capacitação in loco em intercâmbio internacional e nos mecanismos do mercado audiovisual mundial.

O Festival Internacional de Curtas-Metragens de Clermont-Ferrand é hoje o maior festival de cinema do mundo dedicado a curtas-metragens. Em termos de público e presença profissional, é o segundo maior festival de cinema da França, atrás apenas de Cannes, e recebe anualmente mais de 8 mil inscrições de curtas-metragens de todo o mundo.

Os curtas selecionados para o programa Spcine Brazilian Shorts, que integra a programação do Short Film Market, são: "Ava Mocoi - Os Gêmeos”, de Luiza Calagian and Vinicius Toro; “Meu Amigo Pedro MIXTAPE”, de Lincoln Péricles (LK); “Combustão Não Espontânea”, de Boni Zanatta; “Ibirapitanga”, de Olinda Tupinambá; e “Os Animais Mais Fofos e Engraçados do Mundo”, de Renato Sircilli. O programa foi exibido nesta segunda-feira, na sala de projeção do Mercado, com a presença dos realizadores Luiza Calagian, Lincoln Péricles, Boni Zanatta e Renato Sircilli.

Além dos curtas desse programa, os cineastas que fazem parte da seleção oficial do festival também contam com o suporte dessa parceria. "Até Onde o Mundo Alcança”, de Daniel Frota de Abreu, faz parte da Competição Internacional; “Pássaro Memória”, de Leonardo Martinelli, integra a competição do programa Labo; e “Lulina e a Lua”, de Alois Di Leo e Marcus Vinicius Vasconcelos, foi selecionado para a mostra Enfants.

A Kinoforum também está coordenando o estande Brazilian Shorts, em parceria com a Spcine e o Consulado-Geral do Brasil em Marselha, com o objetivo promover o audiovisual brasileiro e servir de base de apoio para todos os brasileiros presentes no festival. O estande integra o Short Film Market, que tem duração de quatro dias e conta com as presenças de organizações promotoras do cinema de curta-metragem de quase 40 países, entre eles Portugal, Suécia, Japão, Egito, Ucrânia e Colômbia, além da própria França.

A Kinoforum organiza a representação do Brasil no Short Film Market desde 2011, graças a parceria com o Ministério das Relações Exteriores que possibilita a presença do estande Brazilian Shorts e da realização de uma festa de celebração e promoção do curta-metragem brasileiro através do Consulado-Geral do Brasil em Marselha.

Além da promoção dos curtas e do intercâmbio proporcionado aos cineastas brasileiros, a ação busca também divulgar a próxima edição do Curta Kinoforum - Festival Internacional de Curtas de São Paulo, que abre inscrições neste mês de fevereiro. Os deadlines são 31 de março (para filmes produzidos em 2023) e 29 de abril (para filmes produzidos em 2024). O evento chega este ano à sua 35ª edição e já tem data de realização definida: de 22 de agosto a 1º de setembro de 2024.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste domingo, dia 28 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895