Arte & Agenda

“Surda” e “O Gênio do Crime” chegam aos cinemas

Crítico de cinema Marcos Santuario comenta, em poucos minutos, as produções que podem ser conferidas, a partir desta quinta-feira, dia 14 de maio

Crítico de cinema Marcos Santuário
Crítico de cinema Marcos Santuário Foto : Youtube / Reprodução / CP

Nesta quinta-feira, 14 de maio, as salas de cinema se transformam em portais para mundos intensos, humanos, sombrios e surpreendentes. Das ruas agitadas de São Paulo aos corredores silenciosos de um hospital psiquiátrico na Argélia, das dores do luto às obsessões sobrenaturais, a nova leva de estreias chega carregada de emoção, reflexão e adrenalina.

Entre os destaques nacionais, “O Gênio do Crime” resgata o espírito da aventura juvenil com uma trama que mistura nostalgia, mistério e coragem. Em plena São Paulo, um grupo de amigos decide investigar um esquema de falsificação de figurinhas da Copa do Mundo, mergulhando em uma jornada cheia de descobertas e perigos. Com direção de André Felipe Binder e um elenco jovem e carismático liderado por Francisco Galvão, Bella Alelaf e Breno Kaneto, além do adulto Marcos Veras, o longa promete conquistar tanto quem cresceu sonhando com álbuns completos quanto uma nova geração apaixonada por boas histórias.

Confira mais destaques no vídeo:

Outro brasileiro que entra em cartaz vem em uma linha mais sensível e contemplativa, “Perto do Sol é Mais Claro” emociona ao retratar o luto e a solidão na terceira idade. Um engenheiro de 85 anos tenta reconstruir a própria vida após perder a esposa, enfrentando memórias, silêncios e a difícil tarefa de seguir em frente. O encontro de Reginaldo Faria e Marcelo Faria em cena amplia ainda mais a força emocional da obra, que deve tocar o público.

Chega às telas “Mambembe”, de Fabio Meira, primeiro projeto de longa-metragem do diretor, que começou a ser rodado em 2010 e acabou esquecido devido às dificuldades de produção. Da ideia original de um filme de ficção, vivências apontaram para mudanças no roteiro. Passados mais de 15 anos e sucessos do diretor, como “As Duas Irenes” e “Tia Virginia”, Meira reflete sobre o tempo, a arte circense e a tentativa de se fazer um filme.

“Fanon” chega com força dramática e potência política. O filme acompanha Frantz Fanon, psiquiatra francês nascido na Martinica, em sua missão de comandar um hospital psiquiátrico na Argélia em meio às tensões coloniais. Dirigido por Jean-Claude Barny, o longa vai além da biografia tradicional e mergulha em temas como identidade, racismo, saúde mental e resistência. Com interpretações intensas de Alexandre Bouyer, Déborah François e Stanislas Merhar, “Fanon” é cinema que provoca e convida à reflexão.

Para os fãs de terror psicológico, “Obsessão” entrega uma premissa inquietante: um jovem romântico encontra um brinquedo sobrenatural capaz de realizar desejos. Ao pedir que Nikki, sua amiga de infância e paixão secreta, se apaixone por ele, descobre que forças obscuras sempre cobram um preço. Com atmosfera sombria, tensão crescente e elementos sobrenaturais, o filme dirigido por Curry Barker transforma paixão em pesadelo e desejo em ameaça.

Veja Também

“Surda”, dirigido por Eva Libertad, foi um dos grandes destaques do cinema ibero-americano em 2026, conquistando prêmios importantes, incluindo o de Melhor Filme de Estreia nos Prêmios Platino 2026, no México, na semana passada. O drama acompanha mulher com deficiência auditiva enfrentando os desafios da maternidade em sociedade pouco preparada para acolher diferenças. Com delicadeza e realismo, o longa dirigido por Eva Libertad García lança luz sobre inclusão, preconceito e a força cotidiana de quem precisa lutar para ser ouvido.

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 10 de junho de 2026

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio