O espetáculo “Tamborear”, promovido pelo projeto Tambores de Freire, será apresentado nesta terça-feira, dia 7, às 20h, no Salão de Atos da Ufrgs (av. Paulo Gama, 110). O grupo é coordenado pelo músico e professor Nilson Tòkunbò.
No repertório, samba, reggae, MPB, cirandas, entre outros ritmos. A iniciativa é uma realização do Centro Municipal de Educação dos Trabalhadores Paulo Freire (CMET Paulo Freire) em parceria com a Faculdade de Educação (Fazeres Pedagógicos) e a Ufrgs.
Criado em 2019, o coletivo Tambores de Freire surgiu como um espaço de prática e estudo da música popular percussiva em grupo, oferecendo oficinas e disciplinas eletivas de percussão, canto popular, cavaquinho, contrabaixo e musicalização para jovens, adultos e idosos. Desde então, consolidou-se como uma experiência artística e pedagógica de referência, que em 2025 completa seis anos de atuação.
Para o coordenador do projeto, o músico e professor Nilson Tòkunbò, a prática da percussão transcende o aprendizado musical: “A música é uma poderosa ferramenta pedagógica que contribui significativamente para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos estudantes. A prática coletiva da percussão em especial estimula a coordenação motora, a atenção e a escuta ativa, além de representar um forte elemento da diversidade cultural. Um show de percussão em um espaço como o Salão de Atos da UFRGS oferece aos estudantes a oportunidade de vivenciar a música de forma prática, expressiva e coletiva, valorizando manifestações culturais e promovendo a integração da diversidade do público atendido na escola e da comunidade escolar”, afirma.
Atrações convidadas
Entre os convidados, destaca-se o músico e pesquisador Paulo Romeu Deodoro, diretor musical do Grupo Afro-Sul e coordenador do Instituto Sociocultural Afro-Sul Odomodê, referência na difusão das sonoridades afro-gaúchas. A multiartista Nina Fọla, doutora em Sociologia e atuante em coletivos como AfroEntes e Atinuké, traz em sua voz e tambor a força do ativismo negro e ancestral.
O espetáculo contará também com o talento do Duo Irmãs Vidal, Ceiça e Marta, que entrelaçam samba, MPB e composições autorais em interpretações marcadas por afeto e identidade. A energia do Maracatu Baque Mulher Porto Alegre, filial do movimento nacional liderado por Mestra Joana Cavalcante, soma-se à presença vibrante do Afoxé às Yabás, coletivo de mulheres negras que mantém viva a tradição do Afoxé em Porto Alegre.
SERVIÇO
Espetáculo “Tamborear” – Tambores de Freire, coordenado pelo professor Nilson Tòkunbò
Data: 7 de outubro de 2025 (terça-feira)
Horário: 20h
Local: Salão de Atos da UFRGS (av. Paulo Gama, 110), em Porto Alegre (RS)
Entrada franca
Recomendação etária: Livre