Teatro Bruno Kiefer, na Casa de Cultura Mario Quintana, será restaurado
Reabertura está prevista para o segundo semestre de 2025, quando serão celebrados os 35 anos da CCMQ

publicidade
O Teatro Bruno Kiefer, localizado no sexto andar da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), passará por um processo de restauro com início imediato. A obra, com financiamento do Pró-Cultura, da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), tem duração estimada de seis meses. A reabertura do espaço está prevista para o segundo semestre de 2025, ano em que a CCMQ comemora seu 35° aniversário.
O restauro do teatro tem projeto assinado por Flávio Kiefer, filho do compositor e musicólogo que dá nome ao espaço, e Joel Gorski. Os arquitetos também são autores do projeto que transformou o antigo hotel Majestic em Casa de Cultura, em 1990. A obra do teatro, que será executada por empresa especializada, prevê o restauro integral da plateia, incluindo atualizações nas medidas de acessibilidade, melhorias estruturais (substituição de forro, recuperação das tesouras e do telhado), revisão elétrica, modernização do sistema de climatização e qualificação de áreas técnicas. O valor investido nesta etapa é de R$ 1.991.704,49 (um milhão, novecentos e noventa e um mil, setecentos e quatro reais com quarenta e nove centavos).
“Essa é uma demanda histórica da classe artística, que se torna ainda mais urgente no contexto de recuperação dos equipamentos culturais de todo Estado após a enchente do ano passado. Estamos muito felizes em dar esse passo e queremos que a comunidade esteja junto com a gente nesta transformação", afirma a secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araujo.
Paralelamente ao restauro, serão realizadas diversas ações de educação patrimonial, promovendo a valorização e preservação da história do local, além de oficinas e cursos abordando patrimônio material e imaterial, a serem selecionadas via edital, visando aproximar a comunidade do tema de forma democrática. Serão realizadas, ainda: visitas mediadas à CCMQ, abertas ao público por meio de inscrição de grupos (escolares ou não), e visitas técnicas ao Teatro Bruno Kiefer para estudantes de arquitetura, proporcionando um olhar aprofundado sobre o processo de restauro do espaço, guiadas pela equipe técnica do projeto.
Veja Também
- Teatro Simões Lopes Neto é o novo palco de Porto Alegre
- Ato de assinatura celebra início da obra de restauração do Memorial do Rio Grande do Sul
- Theatro São Pedro fechará por um ano e meio para reformas
Segundo Germana Konrath, diretora da CCMQ, “trata-se de uma programação completa e integrada, que marca o ciclo de renovação e qualificação da nossa querida Casa de Cultura ao longo desses seis anos de governo estadual. O restauro é uma demanda não apenas da classe artística, mas de técnicos e do público do Teatro, e vem coroar um trabalho intenso de melhorias tanto estruturais e arquitetônicas quanto de programação cultural da Casa”.
No mês de maio, quando completa-se um ano da enchente histórica, a CCMQ promoverá uma mesa redonda com a temática da preservação e recuperação de patrimônio em situações de desastres climáticos. O objetivo é trazer relatos de quem atuou nas frentes de trabalho dedicadas a recuperar espaços, obras artísticas e documentos atingidos pelas águas, promovendo o debate acerca de formas de prevenção de danos e perdas. A grade de atividades encerra com espetáculo especial marcando a reinauguração do teatro, após sua renovação. Toda programação é gratuita. “É imprescindível, neste momento, irmos além do restauro propriamente dito, e refletirmos sobre prevenção, zeladoria e patrimônio em contexto de crises climáticas. Nosso legado não se reduz a recuperar o passado da CCMQ, mas lança diretrizes para seu futuro”, comenta Germana.