Termo de Autorização para a realização da Feira do Livro é assinado

Termo de Autorização para a realização da Feira do Livro é assinado

Estrutura do evento começa a ser montada na Praça da Alfândega em 12 de outubro

Henrique Massaro

Estrutura do evento começa a ser montada na Praça da Alfândega em 12 de outubro

publicidade

De 1º a 18 de novembro, a Feira do Livro de Porto Alegre volta à Praça da Alfândega para a sua 64ª edição. Com a participação de autores nacionais e internacionais na sua programação e em torno de 110 expositores, o tradicional evento literário, assim como no ano passado, contará com 7 mil metros quadrados de área total - 5 mil deles cobertos -, que começará a ser montada no dia 12 de outubro.

O Termo de Autorização para a realização foi assinado na manhã desta terça-feira pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior, pelo secretário da Cultura, Luciano Alabarse e pelo presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL), Isatir Antonio Bottin Filho, no Paço Municipal. "A gente monta uma cidade na Praça", definiu Filho, ao falar sobre as dificuldades e os esforços necessários para garantir a realização do evento, que conta com patrocinadores privados, mas não tem apoio financeiro da prefeitura.

O presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro também disse que a Feira será um local de encontro com o conhecimento e de difusão do livro e da cultura. De acordo com ele, no ano passado, estima-se que 1,4 milhão de pessoas tenham passado pela Praça da Alfândega, uma média de mais de 70 mil por cada um dos 19 dias de evento.

A assinatura do Termo ocorreu cerca de três meses e meio depois da polêmica envolvendo uma cobrança da prefeitura no valor de R$ 180 mil para que a Câmara Rio-Grandense do Livro utilizasse a Praça da Alfândega. O boleto emitido à época foi definido como um mal-entendido pelo prefeito. Nesta manhã, o presidente da CRL disse que, depois do ocorrido, os diálogos da entidade com a prefeitura foram retomados e que nenhum tipo de cobrança está sendo feita. 

Entre os destaques da programação deste ano está a autora Monja Coen, que retorna à Feira do Livro de Porto Alegre no dia 8 de novembro depois de ter sido o maior sucesso de público no ano passado. Também participam o célebre cartunista Ziraldo e os autores internacionais Stephen Michael King, da Austrália, e Scholastique Mukasonga, de Ruanda. Suas participações estão marcadas para os dias 5 e 10 de novembro, respectivamente. Toda a programação do evento pode ser conferida no site.  

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 23 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895