Terror e suspense na Feira do Livro neste final de semana

Terror e suspense na Feira do Livro neste final de semana

“Tu, Frankenstein” reúne autores estrangeiros da literatura fantástica

Júlia Endress

Raphael Montes é um dos autores brasileiros que se destaca na literatura policial

publicidade

Já imaginou ser desafiado a passar uma noite chuvosa escrevendo histórias de terror na companhia de amigos e, desse encontro, nascer um dos livros mais famosos do gênero e um dos personagens mais icônicos de todos os tempos? Isso aconteceu lá em 1816, na Suíça, quando o poeta Lord Byron fez essa proposta a seus hóspedes, entre os quais estava Mary Shelley, que passou a madrugada redigindo o esboço de “Frankenstein”.

Agora, inspirado nesse sarau sueco, a Capital recebe pela segunda vez o “Tu, Frankenstein”, que foi lançado na Feira do Livro de 2013. O sucesso da primeira edição impulsionou a realização de atividades semelhantes em outras cidades do Brasil e de Portugal, e chega à Feira deste ano com muitas novidades. Com uma programação mais extensa, “Tu, Frankenstein” ocorre nesta sexta e sábado, sempre no Auditório Barbosa Lessa do Centro Cultural Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223).

Na sexta-feira, o projeto inicia às 15h com uma discussão entre André Cordenonsi, Nikelen Witter, Christian David e Alexandre Lucchese sobre tecnologia, Revolução Industrial, sociedades alternativas e literatura especulativa. Para encerrar a programação do dia, às 18h30min será realizado o debate “O crime em duas versões escandinavas”, do qual participam o norueguês Nikolaj Frobenius e a sueca Catharina Ingelman-Sundberg.

Já no sábado, as atividades iniciam às 15h, com “Fantasia, Horror e Estrada”, temas discutidos por Gustavo Nielsen, Duda Falcão e Marcelo Almeida. Em seguida, às 16h30min, o gênero suspense será pauta do bate-papo entre os autores Raphael Montes, Luis Erlanger, Hubert Tézenas e Pedro Gonzaga. O encerramento da programação acontece às 20h, com a sessão de autógrafos de “Tu Frankenstein II” (Besouro Box), reunindo os autores dos textos produzidos na edição do ano passado.

Durante a noite de sábado ainda haverá a nova imersão de alguns dos escritores convidados. Eles passarão a madrugada na Biblioteca Pública do Estado (Rua dos Andradas, 736 ) criando histórias para assustar e encantar os fãs da literatura fantástica. Dentre os autores presentes estarão Nikolaj Frobenius e Catharina Ingelman-Sundberg, o espanhol Manel Loureiro, o mexicano Jorge Zepeda, o argentino Gustavo Nielsen e o francês Hubert Tézenas. Os contos criados nessa noite de vigília serão reunidos em um novo livro.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta sexta-feira, dia 19 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895