Na noite dessa quinta-feira, dia 30 de outubro, o palco do Auditório Araújo Vianna, em Porto Alegre, recebeu uma das bandas mais lendárias do reggae internacional. The Wailers, grupo que revelou o ícone do gênero, Bob Marley, trouxe seu som inconfundível à capital gaúcha e ergueu a bandeira da música jamaicana, na turnê que celebra o trigésimo aniversário do histórico álbum “Natural Mystic: The Legend Lives On”.
Sob o comando de Mitchell Brunings nos vocais, a banda uniu o público na vibe e nos ideais do reggae, com clássicos como “Redemption Song”, “Is This Love” e “Africa Unite” sendo entoados por uma casa que balançava no mesmo ritmo. Mensagens positivas e orações foram direcionadas às famílias atingidas pelo furacão Melissa, na Jamaica, à Gaza e ao Rio de Janeiro, em um discurso que introduziu o sucesso “Three Little Birds” e deu força à emblemática frase “cause every little thing gonna be all right”.
Com Wendel Ferraro na guitarra, Owen Reid como baixista, Andrés López no teclado, bateria de Carl Benjamin e backing vocals de Alecia Marie e Teena Barnes, a banda preserva com maestria o legado da formação original. Liderados por Aston Barrett Jr., filho do baixista que compartilhou o palco com Bob, os músicos entregaram a Porto Alegre um espetáculo completo: bons sons, performances e, principalmente, boa energia.
O lema “Paz, amor e unidade” conduziu o show ao lado do vocalista, que, nas tantas interações com a plateia, colocou para jogo um pouco de seu português e muito de sua cordialidade. O álbum “Evolution”, lançado em 2024 e indicado ao Grammy, marcou presença no repertório, ao lado das consolidadas composições na velha guarda. A música local também ganhou espaço no auditório, com Califa Surf Band na abertura
Repleto de grandes faixas, o setlist da apresentação não foi suficiente para matar a sede de reggae do público gaúcho. Gritos de “mais um” foram direcionados aos músicos assim que deixaram o palco, em um pedido que foi atendido. De volta aos holofotes que refletiam as cores amarela, verde e vermelha, a banda foi recebida com aplausos e mais de duas mil e quinhentas pessoas prontas para cantar mais 5 dos hinos regueiros. E, com chave de ouro, “Could You Be Loved?” pôs fim a um espetáculo que transformou o Auditório Araújo Vianna.
The Wailers
*Sob supervisão de Luiz G. Lopes