TIFF aponta candidatos ao Oscar

TIFF aponta candidatos ao Oscar

Festival Internacional de Cinema de Toronto anunciou ontem os vencedores em suas principais premiações, e “Nomadland” levou o cobiçado prêmio do público

Marcos Santuario

“Nomadland” levou o cobiçado prêmio do público

publicidade

“Nomadland”, novo filme de Chloé Zhao, foi o vencedor do segundo maior prêmio da temporada de festivais: o People Choice Awards no Festival Internacional de Cinema de Toronto 2020. O resultado foi divulgado neste domingo, encerrando o evento, que iniciou no último dia 10 na charmosa cidade canadense. “Nomadland” saiu vitorioso do Tiff depois de haver recebido o Leão de Ouro em Veneza, há alguns dias. Para agradecer, em vídeo, Chloé agradeceu ao público: “Não poderíamos fazer isso sem vocês. Cinema é compartilhar … por favor, continue, porque não podemos fazer isso sem vocês. Somos muito gratos e esperamos ver todos vocês no futuro”. Como o Tiff não tem júri oficial, as premiações principais são o Prêmio do Público, que nos festivais acaba sendo o indicativo de que a produção pode cair no gosto popular, e o Prêmio da Crítica. Para se ter uma ideia, dos últimos dez vencedores da categoria de prêmio do público no Tiff, nove foram indicados a Melhor Filme no Oscar.

Com as premiações deste ano, o Leão de Ouro e o People Choice Awards, “Nomadland” acaba sendo uma grande aposta para o Oscar 2021. Estrelado por Frances McDormand, vencedora de dois Oscars (por “Fargo” e “Três Anúncios para um Crime”), o filme narra o colapso econômico de uma cidade empresarial na zona rural de Nevada, que transforma vans em habitações, explorando a vida fora da sociedade convencional de um grupo de nômades modernos. A produção deverá ser exibida semana que vem no Festival de Nova Iorque e terá lançamento limitado em salas de cinema a partir de dezembro. Em segundo lugar no People Choice do Tiff ficou o drama “One Night in Miami”, dirigido por Regina King, e com Eli Goree, Kingsley Ben-Adir, Aldis Hodge e Leslie Odom Jr. no elenco. O filme se centra no encontro, entre quatro paredes do quarto de hotel, em que o ativista Malcolm X (Kingsley Ben-Adir) se reúne com o jogador de futebol Jim Brown (Aldis Hodge), o cantor Sam Cooke (Leslie Odom Jr.) além de Mohamed Alli. Depois de um conjunto de diálogos intensos e profundos sobre a luta pela igualdade e o papel de cada um naquele contexto, eles terminam a noite comemorando a vitória de Cassius e sua própria amizade. O filme não possui data de estreia e será distribuído pela Amazon.

Outra importante honraria do Tiif é o prêmio dado pela Federação Internacional de Críticos de Cinema (Fipresci) que, este ano teve seu júri  composto por Jon Asp (Suécia), Jihane Bougrine (Marrocos), e Adriana Fernández (México). O grande vencedor foi o longa “Beginning”, dirigido por Dea Kulumbegashvili. A justificativa do júri foi que o filme é uma “tempestade corajosa e tranquila que retrata a condição de ser uma mulher na Geórgia, magistralmente retratada de forma universal por Sukhitashvili. O diálogo preciso do filme é perfeitamente equilibrado por um silêncio sinistro que cria uma experiência sensorial completa. Este é um longa de estreia emocionalmente convincente de um cineasta cuja voz se sente estabelecida e uma para assistir."


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 23 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895