Tiff tem produções que passam por Jackie Kennedy a Rooney Mara

Tiff tem produções que passam por Jackie Kennedy a Rooney Mara

Realizadores latinos também ganharam destaque no Festival nesta quarta-feira

Marcos Santuário

Natalie Portman estrela filme sobre Jackie Kennedy, viúva do presidente JFK

publicidade

Os realizadores latinos, no 41º Festival Internacional de Cinema de Toronto (Tiff), ganharam destaque com algumas produções como “Aquarius”, do brasileiro Kleber Mendonça e “Jackie”, do chileno Pablo Larraín. Depois de causar furor na cosmopolita capital cultural canadense, o filme de Kleber Mendonça abriu espaço para os aplausos à estreia de Larrain em uma direção fora de seu país e em inglês. O filme é um retrato de Jackie Kennedy (vivida por Natalie Portman), nos dias que seguiram ao assassinato de John F. Kennedy.

Na tela, a transformação daquela que já era um ícone de estilo se transformou em um ícone histórico. O estilo do diretor chileno está presente neste novo trabalho também. Ele desconstrói Jackie para ir reconstruindo a personagem, deixando espaço sempre para o espectador. Entre os detalhes que esquentam a trama está o momento em que Jackie fala com os confidentes - Bobby Kennedy, um jornalista, um padre e Nancy Tuckerman. São estas pistas de encontros que deixam à mostra uma espécie de obsessão de Jackie em controlar sua identidade e perceção, dela e do marido, para tratar de controlar seu legado. No elenco da trama estão ainda os nomes de Peter Sarsgaard, Greta Gerwig, Billy Crudup e John Hurt.

Una

Outro filme muito esperado entre os participantes do Tiff é “Una”, do diretor australiano Benedict Andrews. Com um look bem diferente de seus trabalhos anteriores, a atriz Rooney Mara divide a tela com Ben Mendelsohn e Riz Ahmed, no longa baseado na aclamada peça “Blackbird”, de David Harrower. Em apresentação especial no Tiff, o filme mostra a busca de uma mulher para encontrar o homem que a violentou quando ela tinha 12 anos de idade.

Uma trilha sonora enigmática constrói a tensão necessária para o encontro humano proposto pelo roteiro. A maioria dos astros destas produções estão transitando pelo Tiff, vivenciando o festival que segue até o próximo domingo em Toronto, mostrando os principais lançamentos cinematográficos dos próximos meses e as produções que devem estar na competição da próxima edição do Oscar, nos Estados Unidos.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895