"Três Anúncios Para Um Crime" inspira protesto após massacre em escola na Flórida

"Três Anúncios Para Um Crime" inspira protesto após massacre em escola na Flórida

Iniciativa do grupo Avaaz provoca o senador republicano Marco Rubio sobre controle de armas

Correio do Povo

Mensagens diziam "Abatidos na escola", "E ainda não há controle de armas?" e "Como pode, Marco Rubio?"

publicidade

O longa-metragem "Três Anúncios Para Um Crime", indicado em sete categorias ao Oscar deste ano, inspirou um protesto silencioso na Flórida após o massacre na Marjory Stoneman Douglas High School, no Estado da Flórida, que deixou 17 mortos na quarta-feira. Imitando os outdores alugados pela personagem de Frances McDormand na trama para provocar a polícia por não solucionar o assassinato da filha, o grupo ativista Avaaz estacionou três caminhões em um parque próximo ao escritório do senador republicano Marco Rubio no município de Doral. Cada uma das carrocerias trazia uma mensagem que, juntas, formam a sequência: "Abatidos na escola", "E ainda não há controle de armas?", "Como pode, Marco Rubio?".
Slaughtered in school. And still no gun control? How come, Marco Rubio? #3BillboardsForRubio??? Publicado por Avaaz em Sexta, 16 de fevereiro de 2018


"Se fizermos algo, deve ser algo que funcione. E a luta até este ponto foi que a maioria das propostas oferecidas não teria impedido, não apenas a tragédia de ontem, mas qualquer uma da história recente ", disse o republicano de 46 anos em entrevista à emissora CNN após o ataque. A vice-diretora da Avaaz, Emma Ruby-Sachs, rebateu a fala do representante do Estado no Congresso, afirmando que "a Flórida tem leis de armas nocivas, e Rubio nunca tentou reformá-las".

Ela também destacou que o senador é um dos maiores receptores das contribuições da Associação Nacional de Rifles da América (NRA, na sigla em inglês), organização  sem fins lucrativos que lista, como seus objetivos, a proteção da segunda emenda da Constituição dos Estados Unidos e a promoção dos direitos dos proprietários de armas de fogo, a proteção da caça e da auto-defesa no país. Um representante do escritório de Rubio, que recebeu 3,3 milhões de dólares da NRA em outubro do ano passado, recusou-se a comentar a presença dos veículos.

Emma também disse que que "hoje os cidadãos estão perguntando: por que Rubio se recusa a proteger nossos filhos?" "O senador disparou em todo o país sua resposta desdentada ao tiroteio, chamando-o de" inexplicável. Chamamos inexcusável", finalizou. Ela também aproveitou a oportunidade para lançar a campanha virtual "##3BillboardsForRubio" (Três Anúncios para Rubio, em tradução literal).

O presidente Donald Trump atribuiu o tiroteio na escola da Flórida a uma perturbação mental e à falta de vigilância. "Tantos sinais de que o atirador da Flórida era um perturbado mental, expulso, inclusive, da escola por sua conduta má e errática. Os vizinhos e os colegas de turma sabiam que era um grande problema. É preciso informar esses casos às autoridades sempre, de novo e de novo!", tuitou o mandatário na quinta.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quinta-feira, dia 18 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895