Em contagem regressiva para suas quatro décadas de trajetória, a Transforma Cia de Dança sobe ao palco do Teatro Renascença (av. Erico Verrissimo, 307), de sexta, 6, a domingo, 8 (sexta e sábado às 20h, e domingo às 18h), com o espetáculo “Ensaios da Memória”. Mais do que uma simples retrospectiva, a obra é um mergulho no acervo da Companhia.
Despindo-se das ilusões teatrais tradicionais, o palco abraça a crueza e a verdade de um ensaio. “Entregamos a missão de revisitar obras icônicas ao nosso próprio elenco atual, onde cada bailarino abraçou uma obra trazendo as suas vivências, sentimentos e provocações para a cena”, afirma o diretor Fernando Muniz.
Os 17 espetáculos do repertório se cruzam na montagem. Um encontro cru e poético entre o que a Transforma foi e o que se tornou, já preparando para o “Movimento II”, espetáculo que estreará no ano que vem, com os olhos no futuro.
Entre as coreografias estão as aclamadas “Mi Alma” (2006), “Corpus” (1997), “Um Olhar Através de” (2014), “Cotidium” (1999), “Onde Ir” (2003), “Forróbotchê” (2000), “Fragmentos” (1995) e “Credos” (1991). O grupo foi criado em 1987 pela bailarina, professora e coreógrafa Suzana d’Ávila. Desde a sua fundação, a Companhia explora a linguagem do jazz e da dança contemporânea. Ingressos via Sympla.