Trensurb faz desfile de moda com roupas recicladas

Trensurb faz desfile de moda com roupas recicladas

Segunda edição do evento ocorreu nas estações São Leopoldo e Mercado

Gisiane Andrade / Correio do Povo

Outros atividades como oficinas de artesanato recicláveis também são organizadas pelo Clube

publicidade

As estações São Leopoldo e Mercado da Trensurb foram palco do 2° Metrô Fashion, nesta segunda-feira em Porto Alegre e Região Metropolitana. A ação envolveu um desfile de moda com peças de materiais reciclados e customizados, além da exposição de artigos domésticos como tapetes, bidês, pufes, poltronas e almofadas.

Usuários que transitam diariamente nos pontos de embarque e desembarque dos trens tiveram a oportunidade de assistir ao desfile de cores e acessórios exibidos pelos cerca de 20 modelos, entre eles adultos, jovens e crianças. As peças foram criadas pelo Clube de Reciclagem Morro da Cruz da Capital e a Fábrica da Cidadania, de Novo Hamburgo.

Para a confecção das roupas, foram utilizados materiais como copos plásticos, sacos de cebola, jornal e até latas de refrigerante. Segundo a coordenadora de relações comunicacionais e desenvolvimento de projetos culturais da Trensurb, Rosi Maciel da Silva, o desfile serviu como uma forma de distração ao cotidiano dos passageiros. "O público pode ver coisas diferentes no seu dia-a-dia. Para isso, montamos um cenário o mais próximo possível do Morro da Cruz com tudo que é reciclado", afirmou.

O Clube Morro da Cruz existe desde 2000 e tem por objetivo a geração de renda para a comunidade através da reciclagem de tecidos e materiais inutilizados pela população. A equipe é composta por aproximadamente 50 pessoas, sendo mães, crianças, adolescentes e avós. Algumas delas, como a avó Sueli da Silva, de 60 anos, atuou também como modelo. "Quando desfilei me senti uma top model, ainda mais com uma das roupas que eu mesma confeccionei", contou.

A estudante de jornalismo da Unisinos Mariana Santana de Oliveira, uma das usuárias do transporte que parou para observar as peças em exposição, destacou que a ação tem muita importância para o meio ambiente. "Fico admirada com a capacidade que elas tem em reutilizar objetos que são jogados no lixo. Acho que o meio ambiente e as pessoas ganham com isso", disse.

A exposição das peças continua nessa terça-feira na área livre das estações São Leopoldo e Mercado. Cada objeto custa em torno de R$ 2 a R$ 400. Além da Trensurb, o evento teve a parceria do Gabinete da Primeira Dama do município de Novo Hamburgo. Outros atividades como oficinas de artesanato recicláveis também são organizadas pelo Clube. As Inscrições podem ser feitas pelo telefone (51) 3318-1647.

Bookmark and Share

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste domingo, dia 28 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895