Trensurb realiza ação do "Projeto Livros Livres" alusiva ao Dia Nacional da Língua Portuguesa

Trensurb realiza ação do "Projeto Livros Livres" alusiva ao Dia Nacional da Língua Portuguesa

Cerca de 300 livros foram compartilhados no interior dos trens na tarde de sexta-feira (4)

Correio do Povo

A iniciativa da Trensurb busca também incentivar a leitura e divulgar os serviços gratuitos do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos, a biblioteca da Trensurb

publicidade

Na tarde desta sexta-feira, dia 4, a Trensurb promoveu mais uma ação do projeto Livros Livres, iniciativa realizada em parceria com o Banco de Livros. Cerca de 300 livros foram distribuídos no interior de trens que partiam das estações Mercado e Novo Hamburgo. A atividade foi alusiva ao Dia Nacional da Língua Portuguesa, comemorado em 5 de novembro desde a sanção da Lei Nº 11.310, de 2006. A data homenageia o aniversário de nascimento de Ruy Barbosa, escritor, orador, político e estudioso da língua, nascido em 1849. A iniciativa da Trensurb busca também incentivar a leitura e divulgar os serviços gratuitos do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos, a biblioteca da Trensurb.

Os livros foram distribuídos pelos assentos de quatro trens série - dois na Estação Mercado e dois na Estação Novo Hamburgo – para serem encontrados pelos usuários do metrô, juntamente com um marca-páginas com um texto que explica a iniciativa.

Usuária do metrô, Niquelina Pompeu, de 71 anos, embarcou em um dos trens contemplados pela ação e avaliou: “Achei superemocionante e inteligente ao mesmo tempo essa tática de colocar os livros nos assentos para as pessoas lerem”. Por sua vez, a passageira Gisele Nunes, 42 anos, declarou: “Achei maravilhoso, sendo importante para a cultura e para educação”.

O projeto Livros Livres foi lançado originalmente pela empresa em 2015 e, posteriormente, retomado em 2018, com a parceria do Banco de Livros, parte da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, instituída pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS). Anteriormente, os livros eram disponibilizados para compartilhamento em caixas customizadas em algumas estações, onde os usuários também poderiam deixar seus livros para serem passados adiante. Foi em julho de 2019 que entrou em nova fase, no formato atual, que conta com distribuição dos exemplares no interior dos trens. Em função da pandemia, havia sido interrompido em março de 2020, sendo retomado em edições especiais desde janeiro de 2021. A proposta do projeto é incentivar a leitura e divulgar os serviços do Espaço Multicultural.

Uma biblioteca no metrô

Criado e mantido pela Trensurb desde dezembro de 2008, o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos conta com unidades nas estações Mercado e Novo Hamburgo do metrô. O horário de funcionamento da unidade Mercado é das 12h às 18h, nos dias úteis. A unidade Novo Hamburgo abre também nos dias úteis, das 14h às 18h. Ambas oferecem serviço gratuito de empréstimo de livros. Ampliado somente por meio de doações, o acervo do EMLsT conta com 9,8 mil exemplares, disponíveis para os 7,8 mil associados. Para ter acesso a esse catálogo, basta associar-se, indo até uma das unidades e apresentando documento de identidade, CPF e comprovante de endereço.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste domingo, dia 28 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895