Arte & Agenda

Um estrondoso som de liberdade

Filme que vem produzindo movimentos em vários países chega hoje aos cinemas brasileiros

Jim Caviezel está no filme 'O Som da Liberdade'
Jim Caviezel está no filme 'O Som da Liberdade' Foto : Paris Filme / Divulgação

A temática já foi explorada em outras produções. O ator principal, Jim Caviezel, também já viveu vários papéis na indústria cinematográfica, incluindo Jesus em “A Paixão de Cristo”. Mas, o mais notório mesmo é o movimento em bilheterias e em discussões, dentro e fora das redes da Internet que o filme “O Som da Liberdade” vem produzindo. E não é por nada que o diretor e roteirista Alejandro Monteverde, o produtor e ator Eduardo Verastegui, a atriz Yessica Perryman e o compositor Justin Jesso, responsável pela trilha original do filme desembarcaram esta semana no Brasil.

Sucesso nas bilheterias dos EUA desde sua estreia no dia 4 de julho, o filme já arrecadou por lá mais de 200 milhões de dólares, e já vem sendo tido como líder em bilheterias em países da América Latina.

Caracterizado como suspense e com direção e roteiro do mexicano Alejandro Monteverde, o mesmo de “Little Boy” e “Bella”, o filme é baseado em uma história real. Durante pouco mais de duas horas e dez minutos, a produção acompanha o ex-agente especial do Governo norte-americano Tim Ballard, vivido por Caviezel, que embarca em uma missão arriscada para resgatar crianças vítimas de tráfico infantil. A pedofilia está no centro dos dramas ali narrados, e acompanha até o final.

O cenário inicial é a Colômbia, novamente apresentada como uma representação da América Latina como um paraíso dos delinquentes e marginais. Quando começa a enfrentar grandes dificuldades para seguir os traficantes de crianças, o agente Ballard decide deixar seu cargo no governo e seguir por conta própria, movido por algo interior que o desafia.

A trama que começa focando em uma dupla de irmãos sequestrados pelo grupo acaba envolvendo governos, guerrilha e narcotraficantes escondidos na selva. E aquilo que se inicia como uma missão oficial e profissional de buscar a quadrilha em sua jornada, envereda por caminhos que a tornam uma missão essencialmente pessoal. 

O filme conta ainda com os atores Bill Camp, Cristal Aparicio e Mira Sorvino no elenco. A produção tem roteiro assinado por Rod Barr e Alejandro Monteverde, com distribuição internacional da Angel Studios e nacional da Paris Filmes em parceria com a 360 Way Up. Além dos nomes citados, vale ressaltar que “Som da Liberdade” ainda conta com as atuações de Mira Sorvino, Kurt Fuller, José Zuniga e Scott Haze. No final da projeção, se você permanecer mais alguns minutos verá os créditos da obra e também verá mensagem gravada por Caviezel, falando sobre a importância do filme e incentivando audiências. 

E ele tem no currículo experiências fortes, incluindo a que revelou ter acontecido durante as gravações da famosa obra de Mel Gibson, “A Paixão de Cristo”. No filme, Caviezel assumiu o papel de Jesus Cristo e revelou, em entrevista na época, que ele e o assistente de direção do filme, Jam Michelini, foram atingidos por um raio, sofrendo com alguns problemas de saúde posteriormente. Agora retorna às telas, com produção do próprio Mel Gibson.

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta sexta-feira, dia 16 de outubro de 2026

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio