Um mundo de magia e fantasia sobre o gelo

Um mundo de magia e fantasia sobre o gelo

Disney On Ice comove plateia de crianças de todas as idades no Gigantinho; apresentações seguem até amanhã na Capital

Caroline Guarnieri *

As últimas apresentações desta temporada do Disney On Ice acontecem hoje e amanhã, às 11h, 15h e 19h, no Gigantinho

publicidade

As centenas de crianças, jovens e adultos presentes ao Ginásio Gigantinho na última terça-feira, 23, não contiveram a alegria quando Mickey, Minnie, Pato Donald e Pateta entraram deslizando no palco de gelo. O espetáculo “Disney On Ice: 100 Anos de Emoção” comemora o centenário da Walt Disney Company, fundada pelos irmãos Walt e Roy Disney na Califórnia, EUA, em 16 de outubro de 1923. 

Em Porto Alegre, os patinadores Marcele Pereira e Mario Castro – que concederam entrevista exclusiva ao Correio do Povo na última semana – introduzem os personagens, interagem com o público e apresentam a história central da peça: Mickey deve revelar qual é a sua memória preferida dos últimos 100 anos. A viagem pelo tempo acontece a partir de um jogo. Mickey, ou alguma criança convidada da plateia, aperta um botão que gira uma roleta e traz uma lembrança. 

Uma das primeiras lembranças que o público pôde ver com os próprios olhos foi a apresentação da personagem Moana, acompanhada dos moradores da sua aldeia polinésia. Ela viaja de barco e encontra o lendário semideus Maui. Em seguida, Merida atira sua flecha e Tiana dança com os garçons do seu restaurante. Cinderela e o Príncipe Encantado apresentam uma valsa, e Ariel realiza acrobacias pendurada em uma corda, segurada pelo Príncipe Eric.

As demais princesas – Mulan, Branca de Neve, Bela, Jasmine e Rapunzel - se reúnem no palco para dançar “Fazer História”, a música oficial da franquia Disney Princesas. Dory traz Nemo e seus amigos do fundo do mar, enquanto Woody e Jessie chamam Buzz e os demais brinquedos companheiros.

Uma das novidades da temporada é a inclusão dos personagens do filme "Encanto", de 2021 | Foto: Edu Defferrari / Divulgação / CP

Quando Olaf, o boneco de neve que gosta de abraços quentinhos, subiu ao palco, os gritos da plateia encheram o ginásio. Cecília, de 5 anos, estava vestida com uma fantasia da Princesa Elsa. “A minha princesa preferida é a ‘Frozen’”, explica animada. Acompanhada dos pais, Isabela Rodrigues e Akel Fares, ela cantava e dançava a maioria das músicas apresentadas. “Sei a letra de todas, assisto muito”, garante. Isabela conta que foi sua ideia levar a filha ao espetáculo. “Ela assiste muito todos os filmes da Disney, a gente tenta levar ela a todo evento que tem oportunidade de interagir com os personagens”, conta a mãe. 

Enquanto o vestido azul cintilante de Cecília rodopiava com seus passos de dança próximos ao palco, outras diversas crianças vestiam seus personagens favoritos. Entre orelhas da Minnie e capas da Branca de Neve, estava Lívia, de dois anos, que não parava no colo dos pais. Ana Carolina e Felipe Ribeiro relatam que a filha, que havia completado dois anos na véspera, costuma pedir para ver os filmes.

“O momento que ela mais pulou foi quando o Mickey, a Minnie e a Moana apareceram”, afirma Ana Carolina. Lívia ainda não consegue pronunciar todas as letras, mas celebrou do jeito que sabia: com pulos, palmas e risadas. Seus olhos brilhavam encantados nos vídeos que os pais gravaram do momento.

O encerramento ficou por conta da estreia da temporada. Pela primeira vez no Disney On Ice, os patinadores viveram os personagens de “Encanto”, sucesso de 2021. Mirabel apresentou os outros integrantes da família Madrigal e cantou “Não Falamos do Bruno”, um dos maiores sucessos musicais da história da Disney, que atingiu o primeiro lugar na lista da Billboard Hot 100.

Uma Disney para todos

O Disney On Ice faz apresentações no Brasil há 25 anos, com realização da produtora Opus Entretenimento. Eliza Pierim, Gerente de Projetos Culturais da Opus, explica que essa é a 11ª temporada incentivada pela Lei Rouanet, com objetivo de democratizar o acesso à cultura. Nas 11 sessões em Porto Alegre, cerca de 8,2 mil ingressos foram doados a instituições sociais, escolas públicas e ONGs do estado. O projeto também já passou por cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Fortaleza.

Na sessão de abertura na capital gaúcha, na última terça-feira, 806 crianças e acompanhantes foram contemplados com ingressos gratuitos. Outras empresas também aderiram à iniciativa. A Companhia Carris disponibilizou 17 transportes ao longo dos dias para buscar os alunos nas escolas e levá-los de volta no fim do espetáculo. O Grupo Zaffari doou kits com lanches e brinquedos para cada criança atendida no projeto. 

A estrutura conta com uma ala específica para pessoas portadoras de deficiências visuais e auditivas. “Nós temos acessibilidade de conteúdo em todas as sessões, com cabine de audiodescrição e libras”, relata Eliza. A empresa também vende ingressos a preços populares. “Essa formação de plateia é importante para o desenvolvimento cultural das novas gerações. Muitas vezes é a primeira vez que uma criança tem contato com um espetáculo de grande porte, internacional”.

Os contos da Disney evoluíram muito em um século. Princesas cujo principal traço de personalidade era serem donzelas em perigo deram espaço para o surgimento de novas protagonistas independentes, decididas e corajosas. Conforme as histórias e os elencos tornam-se cada vez mais diversos, é possível perceber o impacto dos contos no imaginário infantil. As crianças que assistem a essa temporada do Disney On Ice podem ver heróis e heroínas com quem se identificam e admiram. Assim, a nova geração cresce com referências maiores – e, quem sabe, até melhores.

Confira a entrevista completa com os patinadores Marcele Pereira e Mario Castro:

*Sob supervisão de Luiz Gonzaga Lopes


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste sábado, dia 12 de outubro de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895