Uma dupla de sucesso: Sullivan & Massadas

Uma dupla de sucesso: Sullivan & Massadas

Documentário "Sullivan & Massadas: Retratos e Canções" relembra a trajetória de sucesso da dupla nos anos 1980 e 1990, que compôs mais de 700 músicas

Luiz Gonzaga Lopes

Michael Sullivan e Paulo Massadas executam algumas de suas músicas durante o documentário sobre a dupla

publicidade

Nos anos 1980, era praticamente impossível ligar o rádio ou a TV e não ouvir um grande hit composto por Michael Sullivan e Paulo Massadas. No início do mês, estreou no streaming a série documental “Sullivan & Massadas: Retratos e Canções”. A produção em cinco episódios mostra a trajetória da dupla, com entrevistas e depoimentos de artistas, entre eles Xuxa, Roberto Carlos, Zeca Baleiro, Fagner, Ferrugem, AnaVitoria, Carlinhos Brown e Boni, além de traçar um panorama da indústria fonográfica no país.

“Tudo começou a acontecer na carreira da dupla quando a gente estava compondo ‘Frente a Frente que a gente estava fazendo para o Tim Maia. Era 1979, 80. O Paulinho tocava na minha banda e depois o tempo passou. Não mostrei para o Tim. Em 1982, eu estava no Fevers e o Tim quis cantar comigo em dueto. Aí ele pediu uma canção nova, com estas melodias, cheia de refrões, um blues, com dor de cotovelo, de corno, sofrimento. Fomos para casa e fizemos e três meses depois ele havia gravado ‘Me Dê Motivo’, que estourou em 1983 e ganhamos todos os prêmios possíveis. O impulsionador da minha arte foi o Tim Maia”, lembra Sullivan, ressaltando que Tim lhe apresentou a Motown, lhe ensinou a tocar violão e as levadas da black music. “Eu fui cantar no grupo do Sullivan com segundas intenções. Me chamaram para o grupo e eu pensei que ele estava em gravadora, seria um bom parceiro. Eu cantava em bailes com a banda e em certo momento a gente apresentava ele, que cantava um pouco e saía, a ralação era para o resto da banda. A coisa foi se encaixando de uma forma natural e quando vimos já estávamos nas paradas e éramos Troféu Imprensa”, comenta Massadas. Depois vieram “Whisky a Go Go”, do Roupa Nova”, “Nem Morta”, com Alcione e aí o sucesso não parou mais.

Do infantil ao pop, funk e samba, passando por forró e rock. Por dez anos, a dupla dominou o cenário musical no país, assinando dezenas de canções que alcançaram o topo das paradas musicais, entre elas “Um Dia de Domingo” (Gal Costa e Tim Maia), “Deslizes” (Fagner), “Talismã” (Leandro e Leonardo), “Nem Morta” e “Estranha Loucura” (Alcione), “Joga Fora” e “Retratos e Canções” (Sandra de Sá), “Amor Perfeito”, “Meu Ciúme” e “Pergunte ao seu Coração” (Roberto Carlos). O fenômeno Sullivan e Massadas não parou por aí. Eles transformaram o cenário da música infantil, com composições de hits para Xuxa, entre eles ‘É de Chocolate’ e ‘Lua de Cristal’, e para o Trem da Alegria: ‘Uni-duni-tê’.

“Por coincidência eu nasci em um Dia das Crianças. A minha primeira música gravada, em 1974, se chamava “O Mago de Pornois”, que foi ao ar no Fantástico. Era um sinal desta minha afinidade com o mundo infantil. As coisas foram acontecendo para a dupla de forma natural. Tudo que vinha era novo, mas a gente dava conta. O que viesse, a gente encarava. A gente nunca tinha medo de criar, era tudo muito feliz, não era um parto, algo difícil, em razão do nosso passado em bailes. O nosso engatinhar foi muito rápido. Meu pai era dono de lojas de discos e eu ficava escutando desde criança. Ele juntava um pessoal da seresta em casa e isto foi me preparando para o universo da música e também para o infantil”, conta Massadas. “A gente nunca diminuiu a música infantil, pois a nossa infância foi difícil, não tínhamos dinheiro para ir em um parque, não ganhar um presente. Nós tornamos a nossa música um parque de diversões. Cada música que a gente fazia era uma bicicleta e uma bola”, complementa Sullivan.

Para André Barcinski, diretor da obra, o ponto mais desafiador na construção da série foi limitar a quantidade de canções no projeto, já que a dupla reúne mais de 700 músicas autorais. “São letras boas, fortes e populares. Foi muito complicado definir o que entraria na série. O disco de 86 da Sandra de Sá, por exemplo, tem quatro ou cinco hits deles. A série é uma homenagem, um tributo à dupla, mostrando ao público a importância que eles tiveram e ainda têm na música brasileira”.

A série tem direção de André Barcinski, com argumento de Pedro Bial e Barcinski. O quinto episódio tem regravações da dupla por músicos contemporâneos como Anavitória, Ferrugem, Xande de Pilares, entre outros.

ALGUMAS DAS CANÇÕES QUE CONQUISTARAM O BRASIL

  • “Deslizes” (Sullivan/Massadas). Intérprete: Fagner
  • “Me Dê Motivo” (Sullivan/Massadas). Intérprete: Tim Maia
  • “Um Dia de Domingo” (Michael Sullivan/Paulo Massadas). Intérprete: Gal Costa. Participação: Tim Maia
  • “Nem Um Toque” (Michael Sullivan/Paulo Massadas). Intérprete: Rosana
  • “Retratos e Canções” (Michael Sullivan/Paulo Massadas). Intérprete: Sandra de Sá
  • “Amanhã Talvez” (Michael Sullivan/Paulo Massadas). Intérprete: Joanna
  • “Whisky A Go Go” (Sullivan/Massadas). Intérprete: Roupa Nova
  • “Pra Recomeçar” (Michael Sullivan/Paulo Massadas). Intérprete: Sandra de Sá
  • “Leva” (Sullivan/Massadas). Intérprete: Tim Maia
  • “Estranha Loucura” (Sullivan/Massadas). Intérprete: Alcione
  • “Te Cuida Meu Bem” (Michael Sullivan/Paulo Massadas). Intérprete: Patrícia
  • “Nem Morta” (Sullivan/Massadas). Intérprete: Alcione
  • “Manequim” (Michael Sullivan/Paulo Massadas). Intérpretes: Ney Matogrosso
  • “Coisas Mais Loucas” (Michael Sullivan/Paulo Massadas). Intérprete: Fafá de Belém
  • “Talismã” (Michael Sullivan/Paulo Massadas). Intérprete: Leandro e Leonardo
  • “Lua de Cristal” (Sullivan/Massadas). Intérprete: Xuxa
  • “Uni-Duni-Tê” (Sullivan/Massadas). Intérprete: Trem da Alegria

Confira entrevista com Sullivan & Massadas pelos editores Luiz Gonzaga Lopes e Carlos Corrêa


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895