Uma homenagem ao centenário de Paulo Autran ocorre nesta quarta-feira

Uma homenagem ao centenário de Paulo Autran ocorre nesta quarta-feira

Canal Brasil exibe “Terra em Transe”, filme em que o ator trabalhou

Correio do Povo

Paulo Autran recebe homenagem pelo seu centenário com exibição do filme 'Terra em Transe'

publicidade

O ator Paulo Autran completaria 100 anos de vida no dia 7 de setembro. Para homenageá-lo, o Canal Brasil exibe nesta quarta, dia 7, às 13h45min, o filme “Terra em Transe” (1967, 115 minutos), um dos clássicos do cinema nacional protagonizado por ele. No longa-metragem, Paulo dá vida ao político conservador em ascensão e tecnocrata Porfírio Diaz, que participa de um triângulo amoroso com sua esposa e o jornalista Paulo Martins (Jardel Filho). Dirigido por Glauber Rocha, o longa entrou na lista feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos.

Carioca, Paulo Autran construiu uma extensa e respeitável carreira na dramaturgia. Passou pelo teatro, cinema e TV, onde participou de trabalhos marcantes, como “Tiradentes”, “O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias”, “Gabriela, Cravo e Canela” e “Guerra dos Sexos”, de 1983, onde protagonizou com Fernanda Montenegro e estrelou uma das cenas mais icônicas da história da teledramaturgia do país com a guerra de comida. Paulo Autran faleceu aos 85 anos no dia 12 de outubro de 2007.

Sinopse: O senador Porfírio Diaz (Paulo Autran) detesta seu povo e pretende tornar-se imperador de Eldorado, um país localizado na América do Sul. Porém existem diversos homens que querem este poder, que resolvem enfrentá-lo. Enquanto isso, o poeta e jornalista Paulo Martins (Jardel Filho), ao perceber as reais intenções de Diaz, muda de lado, abandonando seu antigo protetor.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste domingo, dia 28 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895