Arte & Agenda

Unesco pede respeito ao patrimônio cultural do Egito em meio à crise

Diretora Irina Bokova citou cordão de estudantes ao redor do Museu do Cairo como bom exemplo

Diretora da Unesco citou cordão de estudantes ao redor do Museu do Cairo como exemplo cívico de preservação à cultura
Diretora da Unesco citou cordão de estudantes ao redor do Museu do Cairo como exemplo cívico de preservação à cultura Foto : AFP
A diretora geral da Unesco, Irina Bokova, lançou nesta terça-feira um apelo para que "se proteja o patrimônio cultural do Egito, e se respeite a liberdade de expressão". Em um comunicado, ela manifestou sua compaixão pelas vítimas do "protesto cívico", e deplorou os mortos nas manifestações, mas enfatizou que as relíquias e monumentos, "símbolo da identidade nacional" e "legado ancestral da humanidade", devem ser respeitados.

Leia mais sobre os protestos no Egito


"Uma boa prova disso é esse cordão humano de proteção que centenas de cidadãos formaram em torno do museu para protegê-lo", destacou Irina, referindo-se à iniciativa de jovens egípcios que abraçaram o Museu Egípcio do Cairo, que guarda objetos da antiguidade, como pedras com hieróglifos e sarcófagos de faraós.

A diretora da Unesco expressa também "sua preocupação com a situação da livre circulação da informação e da liberdade de imprensa" no Egito, criticando a suspensão dos acesso à internet, o bloqueio da imprensa e os espancamentos de jornalistas.

O presidente Hosni Mubarak, no poder há 30 anos, anunciou nesta terça-feira que não pretende deixar o governo, mas garantiu que não fará nova tentativa de se reeleger. Nesta terça, mais de 1 milhão de pessoas se mobilizaram em todo o país para protestar contra o regime.

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 27 de outubro de 2026

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio