Com curadoria de Alfredo Torres e obras de Raquel Bessio, Juan Burgos, Eduardo Cardozo, Diego Focaccio, Alberto Lastreto, Diana Mines, Juan Manuel Rodriguez, Pablo Uribe, Juan Ángel Urruzola e Santiago Velazco, a coletiva visita a produção artística contemporânea do Uruguai, principalmente Montevidéu.
Em sua segunda edição, serão oferecidos espetáculos, shows, palestras literárias e exposição - todos com entrada gratuita - visando divulgar a cultura do país vizinho.
Promover o diálogo e o intercambio entre a classe artística das duas nações é um dos objetivos do evento, que estabelecerá canais para a valorização dos artistas gaúchos em solo uruguaio. O diálogo será propiciado, não apenas entre artistas, mas com gestores de várias linguagens, a fim de realizar a troca, planejamento e estruturação de programas de capacitação. A iniciativa está inserida em plano de integração do Mercosul e consolidação de uma política de cooperação internacional, com diálogo permanente com o Fórum Gaúcho Oriental de Educação, Cultura, Tecnologia e Inovação.