Usina do Gasômetro reabre em maio na Noite dos Museus

Usina do Gasômetro reabre em maio na Noite dos Museus

A reinaguração do centro cultural, fechado desde 2017, será no dia 18 de maio e integra novos espaços culturais da Capital que entram no roteiro do evento

Correio do Povo

Usina do Gasômetro, um dos cartões-postais de Porto Alegre fechado desde 2017, entrará no circuito de visitação à noite

publicidade

O Noite dos Museus prepara mais uma edição histórica para este ano de 2024. Além de reabrir para visitação gratuita e em horário inusitado todos os espaços que participaram da edição passada, o projeto fará a reabertura da Usina do Gasômetro, um dos cartões-postais de Porto Alegre, e ainda agregará ao circuito o Museu da Cultura Hip Hop RS e o Instituto Caldeira, espaços ligados com a cultura urbana e a inovação, que reforçam o comprometimento do evento com o que é contemporâneo e relevante.

Entre os novos locais está ainda o Mercado Público como o museu vivo de Porto Alegre - um local democrático e ecumênico por onde circulam diariamente pessoas das mais diferentes origens, classes sociais e raças.

Para a reinauguração da Usina do Gasômetro, o Noite dos Museus convidou o renomado fotógrafo e multiartista Gabriel Wickbold a criar uma exposição inédita para a ocasião. Fechado desde 2017, o espaço voltará a receber o público com a mostra imersiva MAZE, que reúne uma série de imagens autorais do artista, marcando sua estreia na cidade. A exibição será aberta ao público durante o evento e ficará em cartaz até o dia 28 de julho.

"Essa sinergia da abertura da Usina do Gasômetro com o Noite dos Museus promete mais uma grande entrega para a nossa cidade, com a retomada tão aguardada de um equipamento cultural que sempre está na primeira lembrança de símbolos da capital", avalia Henry Ventura, Secretário de Cultura e Economia Criativa de Porto Alegre.

Espaço que participam do evento
Ao todo, serão 22 espaços abertos, com entrada franca, das 18h até a meia-noite de 18 de maio, abrigando diversas manifestações artísticas, que vão da música ao teatro. Entre as novidades da oitava edição, também estão o Memorial do Judiciário do Rio Grande do Sul, o Memorial do Ministério Público do Rio Grande do Sul e o Museu de Anatomia da UFCSPA, o Centro Cultural da UFRGS, o Centro Histórico-Cultural Santa Casa, o Espaço Força e Luz, a Galeria de Arte do DMAE, o Goethe-Institut, o Memorial do Theatro São Pedro, o Museu da Brigada Militar, o Museu da UFRGS, o Museu de Arte do Paço de Porto Alegre, o Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, o Museu Militar do Comando Militar do Sul, o Palácio Piratini, a Pinacoteca Ruben Berta e o Planetário da UFRGS, assim como a Cinemateca Capitólio, que, neste ano, terá uma programação em parceria com o Instituto de Cultura da PUCRS.

Galerias no roteiro

Uma outra novidade de 2024 é que o evento ainda contará com um circuito de visitação a 11 galerias da cidade, que também estarão abertas durante a noite especial, com uma programação diferenciada, que será detalhada em breve. Participam a Art100 Gallery, a Casa da Estrela, a Casa Baka, a Casa Musgo, a Fundação Ecarta, a Galeria 506, a Galeria Bolsa de Arte, a Galeria Espaço Cultural Duque, a Galeria Garagem de Arte Stockinger, a Gravura Galeria de Arte e o Instituto Zoravia Bettiol.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895