Vídeo mostra maus-tratos nas gravações de "Quatro Vidas de Um Cachorro"

Vídeo mostra maus-tratos nas gravações de "Quatro Vidas de Um Cachorro"

Produtora diz que preza pelo tratamento ético dos animais no estúdio e que vai analisar as imagens

AE e Correio do Povo

Na cena, o cachorro Hercules é colocado na água contra sua vontade

publicidade

Um vídeo divulgado pelo site TMZ na última quarta-feira, o qual mostra maus-tratos a um cachorro no set de filmagem do longa "Quatro Vidas de Um cachorro", gerou revolta nas redes sociais. Na sequência de imagens, reproduzida em diversos perfis, um Pastor Alemão chamado Hercules é segurado e obrigado a entrar numa piscina com forte correnteza, mesmo visivelmente apavorado. Na cena que estava sendo rodada, o cão salva uma criança de um afogamento num rio.

O vídeo foi gravado com câmera escondida por um dos membros da equipe de gravação em novembro de 2015. Para conseguir fazer a cena, o diretor interrompeu as filmagens e, na volta, o cachorro gravou de forma mais espontânea, sem precisar ser jogado na água. A Universal Pictures e a Amblin Partners, estúdios responsáveis pelo filme, disseram ao site que sempre prezaram pelo tratamento ético dos animais no estúdio e que o animal teve "vários dias de ensaios na água para assegurar que estava confortável em todos os aspectos".

As empresas acrescentraram que o título "é uma celebração da conexão especial entre os humanos e seus cães e, no espírito dessa relação, a equipe de produção da Amblin seguiu protocolos rigorosos para promover um ambiente ético e seguro para os animais". Também afirmaram que estão revendo as filmagens e que "estão confiantes do grande cuidado e preocupação" mostrados com Hercules e todos os cães apresentados no filme.

A American Humane Association (AHA) responsável pela aplicação de diretrizes de segurança para "atores animais", estava presente no estúdio e confirma que nenhum animal foi prejudicado. Entretanto, o representante da organzição que fez a vistoria foi suspenso depois que os funcionários viram o vídeo do um cão aterrorizado no set. A AHA disse ao TMZ que o funcionário foi colocado em licença administrativa imediatamente e que está trazendo um analista independente para conduzir uma investigação sobre o assunto.

O ator que dá voz à Hercules revelou estar "abalado e triste" com a cena. Josh Gad diz que assistiu ao vídeo, o qual descreve como "um Pastor Alemão apavorado sendo forçado a realizar ums façanha". Ele diz que não tem o contexto completo, mas acrescentou: "estou abalado e triste por ver qualquer animal colocado em uma situação contra a sua vontade." O filme estreia no Brasil na próxima semana, no dia 26 de janeiro.

A PETA, maior organização de defesa dos animais, pediu o boicote ao titulo. "Estamos convidando os amantes de cães a boicotar o filme para enviar a mensagem de que cães e outros animais devem ser tratados com humanidade, e não como adereços de filmes”, disse o órgão em um comunicado 
 

Veja o vídeo:
 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quinta-feira, dia 28 de março de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895