Arte & Agenda

Vargas Llosa considera WikiLeaks "formidável" e "perigoso"

Escritor peruano acredita que o vazamento de informações fragiliza a democracia

Vargas Llosa considera WikiLeaks formidável e perigoso
Vargas Llosa considera WikiLeaks formidável e perigoso Foto : AFP
O Prêmio Nobel de Literatura de 2010 Mario Vargas Llosa declarou nesta segunda-feira em Estocolmo que a publicação de documentos pelo site WikiLeaks é "formidável" porque favorece a transparência, mas também perigosa porque "fragiliza a essência da democracia". "Minha opinião é contraditória", declarou o escritor peruano em uma entrevista coletiva. "Isto nos defende das intrigas, manobras, que estão sempre vinculadas à vida política e sobretudo ao poder", acrescentou.

"Mas, por outro lado, se tudo sai à luz, se desaparece toda forma de confidencialidade, de privacidade, não vejo como poderia funcionar um Estado", comentou Vargas Llosa, que recebeu o Nobel de Literatura por uma obra que retrata "as estruturas do poder".

O escritor destacou ainda que é "paradoxal" o fato de que justamente os Estados mais democráticos são os mais vulneráveis a este tipo de “exposição nudista” de todas suas interioridades. "As ditaduras estão preservadas, defendidas ante este risco", afirmou Vargas Llosa.


Bookmark and Share


Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quinta-feira, dia 5 de novembro de 2026

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio