Vencedores do Prêmio Açorianos de Dança serão conhecidos hoje

Vencedores do Prêmio Açorianos de Dança serão conhecidos hoje

Cerimônia ocorre às 20h no Teatro Renascença, em Porto Alegre

Correio do Povo

Projeto ´V.I.S.T.O´ é o recordista de indicações

publicidade

Tematizando os musicais da Broadway, como “Cats” e “A Família Adams”, o Prêmio Açorianos de Dança 2013 será entregue nesta terça-feira, às 20h, no Teatro Renascença (Érico Veríssimo, 307), em Porto Alegre, sob a apresentação dos atores Lauro Ramalho e Denis Gosch, que no ano passado deram um tom informal ao evento, em comentários irreverentes e fragmentos de performances hilárias, como “Dirty Dance”. Aldo Gonçalves assina a direção geral da cerimônia, que homenageará o coreógrafo Rony Leal pelos 60 anos que dedicou à dança, em especial ao balé clássico, sendo 20 deles passados em Paris. O melhor da produção de Porto Alegre será consagrado, em toda a sua diversidade, por meio de 21 categorias, premiando em dinheiro as principais: Espetáculo, com R$ 10 mil, e Coreografia, Bailarino e Bailarina, com R$ 2 mil cada. A promoção é da Secretaria Municipal de Cultura.

O projeto que mescla música e vídeo “V.I.S.T.O” é o recordista de indicações, com dez: Espetáculo; Coreografia, Direção, Bailarina e Produção para Roberta De Savian; Figurino; Cenografia; Iluminação; Trilha Sonora; e Destaque em Dança Contemporânea. “Sobre o Armário e a Atividade dos Objetos - Estudo para Natureza-Móvel” e “Manchas Urbanas” concorrem em sete, começando por Espetáculo. A primeira pode levar Coreografia (Bia Diamante e Juliana Rutkowsky); Direção (Bia Diamante); Bailarina (Juliana Rutkowski); Cenografia; Iluminação; e Destaque em Dança Contemporânea. E a outra, Coreografia (Eduardo Severino e outros); Direção (Eduardo Severino), Bailarina (Cibele Sastre); Trilha; Produção; e Projeto de Difusão e Formação em Dança. A seguir vem “Corpo Transduzido”, que disputa Espetáculo, Coreografia e Bailarino (para William Freitas); Iluminação; e Trilha. “Eu Estive Aqui” vem depois, com Espetáculo; Direção (Tânia Baumann); Figurino; Cenografia; Iluminação; e também Produção.

Os Prêmios Destaque são divididos em modalidades. Em Balé Clássico são cinco os candidatos, incluindo Cris Fragoso, pelo Gala Ballet; Elisabeth Santos, pelo Ballet para Todos, realizado na Restinga; e Victoria Milanez, pela formação de alunos e aprimoramento. Dança Folclórica/Étnica tem nos concorrentes o Afrosul/Odomodê, Kadima, Cia. Cadica, CTG Tiaraju e Akin Idòwu. Pelo Flamenco concorrem Sílvia Canarim, pela pesquisa acadêmica na área; Carmen Pretto, pela trajetória; Riatitá, como parceira de companhias; Tablado Andaluz, pelo Baile Flamenco; e Robson Gambarra, como precursor do flamenco em Porto Alegre. Tem ainda Jazz, Sapateado, Danças Urbanas, Dança de Salão, Dança do Ventre e Dança Contemporânea.

Bookmark and Share

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895