Veneza e Tiff terão filmes brasileiros

Veneza e Tiff terão filmes brasileiros

Produções já estão entre as selecionadas para dois dos principais festivais de cinema internacionais do segundo semestre

Marcos Santuario

“Ainda Estou Aqui” dirigido por Walter Salles faz estreia mundial na competição do 81º Festival de Cinema de Veneza Estrelado por Fernanda Torres e Selton Mello, filme também terá sessão no 49º Festival de Toronto

publicidade

Já são conhecidas algumas das principais participações de produções brasileiras em dois dos principais festivais internacionais de cinema que marcam o segundo semestre do ano. Vinte e um filmes, entre eles a produção franco-brasileira “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, vão disputar o prestigiado Leão de Ouro de Melhor Filme no 81º Festival de Cinema de Veneza, que ocorre de 28 de agosto a 7 de setembro. Esta será a terceira vez que o cineasta participa do festival, onde esteve em 2001 acompanhando a estreia de “Abril Despedaçado” e em 2009 recebeu o prêmio Robert Bresson, pelo conjunto da sua obra.

Quem está no elenco deste novo trabalho de Salles é a dupla Fernanda Torres e Selton Mello. Mas, tem ainda, a participação especial de Fernanda Montenegro. O filme é, a exemplo do que foi o “Central do Brasil”, uma coprodução entre Brasil e França.

Inspirado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, sobre a história de sua família, o trabalho apresenta uma narrativa que começa no início dos anos 1970, quando um ato de violência muda a história da família Paiva para sempre. O livro e o filme acabam se debruçando sobre o ponto de vista daqueles que sofrem uma perda em um regime de exceção, mas não se dobram.

Veja Também

“Estamos felizes de ir a Veneza com um filme tão pessoal”, comentou Walter Salles em recente entrevista, reforçando a ideia de que foi marcado profundamente pelo livro de Paiva. “No centro desse relato há uma mulher que teve que se reinventar e romper com os laços patriarcais das famílias brasileiras”, comenta. Para ele, o livro e o filme podem ser vistos como um relato sobre a reconstrução de uma memória individual conduzida por essa mulher, que se sobrepõe à busca pela reconstrução da memória de um país, o Brasil.

“Ainda Estou Aqui” promove o reencontro entre Fernanda Torres e Walter Salles depois de “Terra Estrangeira” e “O Primeiro Dia”. São 26 anos depois de estarem juntos em uma produção. “Central do Brasil” – filme ganhou o Urso de Ouro no Festival de Berlim, o Globo de Ouro de melhor longa estrangeiro e o Bafta de melhor filme em língua não inglesa –, deu a Fernanda Montenegro o Urso de Prata de melhor atriz.

Pode-se dizer que o novo filme de Salles também é “feito por uma família de cinema”. Estão neste rol Fernanda Torres, Fernanda Montenegro, a produtora associada Daniela Thomas, o diretor de arte Carlos Conti (de “Diários de Motocicleta”), os mestres Ulisses Malta e Cesinha. O elenco principal de “Ainda Estou aqui” reúne nomes como Valentina Herszage, Luiza Kosovski, Bárbara Luz, Guilherme Silveira e Cora Ramalho, como os filhos na primeira fase do filme, e Olivia Torres, Antonio Saboia, Marjorie Estiano, Maria Manoella e Gabriela Carneiro da Cunha integram a família no segundo momento. O filme também marca presença no Festival Internacional de Cinema de Toronto (Tiff), em setembro próximo.

Outra presença também confirmada no Festival de Veneza deste ano é a da diretora Petra Costa (indicada ao Oscar por “Democracia em Vertigem”). Petra levará ao festival francês “Apocalipse nos Trópicos”, para a mostra de não-ficção, fora de competição.

Thriller

Quem também estará levando o cinema brasileiro ao mundo é Fernando Coimbra. Diretor de séries de sucesso como “Narcos” e “Perry Mason”, Coimbra apresentará no Festival de Toronto, em setembro, o thriller tragicômico “Os Enforcados”, estrelado pelos talentosos Leandra Leal e Irandhir Santos. Estarão acompanhados de outras estreias internacionais que incluem “Anora”, filme vencedor do Festival de Cannes 2024, “Herege”, nova obra de terror da A24 estrelado por Hugh Grant, e “The Life of Chuck”, de Mike Flanagan


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste domingo, dia 15 de junho de 2025

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895