Arte & Agenda

Versão teatral de “Edukators” estreia em Porto Alegre

Montagem tem Natália Lage no elenco

Revolucionários pacifistas invadem mansões em peça que questiona a lógica do capitalismo
Revolucionários pacifistas invadem mansões em peça que questiona a lógica do capitalismo Foto : Paula Kosatz / Divulgação / CP
A versão teatral do cult “Edukators”, escrita por Rafael Gomes e dirigido por João Fonseca, chega ao Teatro Sesc em Porto Alegre nesta terça e quarta, às 20h, pelo Palco Giratório Sesc. Em função de compromissos de gravação, a atriz Natália Lage participará da sessão desta quarta, sendo substituída hoje por Carol Portes.

O ator Pablo Sanábio tinha 23 anos quando viu o filme de Hans Weinfartner, em 2004, e se identificou com a trama, na vontade de mudar o mundo. Foi atrás do diretor alemão, para obter os direitos e conseguiu trazê-lo para a estreia, em janeiro último. Impressionado com o texto, este fez um vídeo sobre os movimentos mundiais inspirados na fita, que funciona como um prólogo.

Três jovens protestam de forma diferente, invadindo mansões e mudando os móveis e objetos de lugar. Sem usar violência nem roubar, deixam um bilhete: “Seus dias de fartura estão contados”. “As causas coletivas no fundo são pessoais, ao percebermos que a peça fala da revolução pessoal de três jovens que começaram a acreditar no amor livre, entre outras coisas e estão sempre esbarrando no capitalismo, questionando o motivo de tantos terem tão pouco”, diz Pablo, que vive Peter.

O explosivo Peter passa por dificuldades financeiras, tendo de se mudar do apartamento que aluga. Sua namorada Julie (Natália Lage) no passado, em um acidente, destruiu o carro do milionário Hardenberg (Edmilson Barros), que a processou. Condenada na Justiça a pagar uma quantia altíssima, desde então, só trabalha para pagar a dívida, mas ao fazer a mudança com Jan (Fabrício Belsoff), fica sabendo da ação dos Edukators. Então propõe a invasão da casa do empresário, mas algo dá errado e eles são obrigados a sequestrá-lo.

Bookmark and Share

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste sábado, dia 24 de outubro de 2026

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio