Arte & Agenda

Vida de bispo espanhol que mora no Brasil vira minissérie

Aos 84 anos, Pedro Casaldáliga ainda vive no Mato Grosso

Minissérie está sendo gavada em São Félix do Araguaia
Minissérie está sendo gavada em São Félix do Araguaia Foto : HO / Minoria Absoluta Productions / AFP/ CP
A vida de Pedro Casaldáliga, o bispo espanhol reconhecido como um dos maiores expoentes da teologia da libertação latino-americana e radicado desde 1968 em São Félix do Araguaia, no Mato Grosso, está sendo filmada em uma coprodução espanhola-brasileira para a televisão.

"Nesta terra é fácil nascer e morrer, o difícil é viver", disse Casaldáliga sobre a região que adotou há 44 anos, quando chegou a São Félix e encontrou um mundo de tensões sociais, onde os grandes proprietários de terra se impõem sobre os pobres, trabalhadores rurais e indígenas.

Hoje com 84 anos e ainda vivendo em São Félix, continua comprometido com a luta. "Nós não nos conformamos com este sistema que faz da humanidade um negócio", afirmou à AFP, com a voz enfraquecida pelo Parkinson, mas com uma clareza intacta.

Casaldáliga também continua a defender uma igreja comprometida com o povo. "Hoje, mais do que nunca, a Igreja teria de ser a voz da esperança", disse, pedindo que "o Vaticano não seja um Estado, o papa não seja um chefe de Estado, que reconheça os direitos das mulheres, que não seja uma igreja de poder, e sim de serviço", considera.
Este sacerdote catalão que nunca mais voltou à Espanha enfrentou os grandes proprietários de terra, o governo e até mesmo o Vaticano ao denunciar o latifúndio e sair em defesa dos trabalhadores rurais, indígenas e de uma Igreja mais comprometida. Viveu sob a ameaça de morte de pistoleiros e foi fundador da Pastoral da Terra e do Conselho Indígena, fundamentais na luta pela reforma agrária e pelos direitos dos índios.

"A vida de Casaldáliga é uma história de luta e conquista da terra no Brasil e do compromisso de um homem que deu uma resposta extrema a uma situação extrema, entregando a sua vida para corrigir essa situação. É uma história universal e é isso que dá força para o filme", contou à AFP Francesc Escribano, escritor, produtor e jornalista catalão, autor de "Descalço sobre a terra vermelha", que é o título do filme.

Uma equipe de 100 pessoas invadiu São Félix do Araguaia para as filmagens, que devem durar até o início de setembro. A cidade, a 24 horas de ônibus de Brasília, tem agora cerca de 10 mil habitantes, mas ainda nenhuma estrada pavimentada.

Para o filme foram reconstruídos cenários que levam a cidade aos moldes de 40 anos atrás: uma terra em processo de colonização, com bordéis e pistoleiros, explica Escribano.

O ator catalão Eduard Fernandez interpreta Casaldáliga no que será uma minissérie de dois episódios, com um orçamento de 3,5 milhões de euros, que conta com o roteirista premiado de "Central do Brasil", Marcos Bernstein, e com a participação da Televisão Espanhola, da catalã TV3 e da TV Brasil.

Em 1988, Casaldáliga foi chamado a Roma e submetido a um duro interrogatório realizado pelo então cardeal Joseph Ratzinger, hoje papa. Encenado como uma batalha entre dois pesos pesados da Igreja, este diálogo é o ponto de partida do filme.

Em 1985, o bispo catalão viajou para a Nicarágua para apoiar a greve de fome do chanceler e sacerdote Miguel d'Escotto e para Cuba, convidado pelo então presidente Fidel Castro.

Sobre ele, o teólogo brasileiro Frei Betto, um símbolo da esquerda católica latino-americana, disse: "Há no Brasil um santo e herói, Pedro Casaldáliga. Santo por sua fidelidade radical ao evangelho, herói pelos riscos de vida enfrentados e pelas adversidades sofridas".

"Não façam um filme sobre mim, que seja um filme sobre as verdadeiras causas desta luta: a vida, a terra, a libertade e a dignidade", pediu Casaldáliga ao seu amigo Escribano quando soube que ele realizaria o filme.
A vida de Pedro Casaldáliga, o bispo espanhol reconhecido como um dos maiores expoentes da teologia da libertação latino-americana e radicado desde 1968 em São Félix do Araguaia, está sendo filmada em uma coprodução espanhola-brasileira para a televisão.

Bookmark and Share

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste sábado, dia 17 de outubro de 2026

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio