Vila Flores promove dois eventos culturais voltados a temáticas socioambientais neste final de semana
O espetáculo Solo Fértil - Canção para o Povo em Pé e o pré-lançamento do Várzea Lab acontecem nesta sexta-feira no Goethe-Institut e o Festival da Primavera será no domingo, com atrações artísticas no Vila Flores
publicidade
A integração entre arte, cultura e sustentabilidade inspira transformações nas atitudes individuais e coletivas, ao criar espaços dinâmicos de diálogo e ação voltadas para um futuro mais consciente.
Neste final de semana, o Vila Flores promove dois eventos culturais que dialogam com as questões socioambientais, fomentando a sensibilização do público por meio da arte.
Nesta sexta-feira (8), às 19h, o Goethe-Institut (rua 24 de Outubro, 112) recebe um espetáculo teatral, seguido do pré-lançamento do Várzea Lab, o mais novo projeto do Vila Flores.
No domingo (10), das 13h às 20h, acontece a 7ª edição do Festival da Primavera no Vila Flores (rua São Carlos, 753), com roda de samba, show de MPB, peça teatral infantil, performance circense, oficinas artísticas e feira criativa. Todas as atividades têm entrada gratuita e são realizadas através de uma parceria entre a Associação Cultural Vila Flores, o Goethe-Institut Porto Alegre e a Virada Sustentável Porto Alegre.
Resiliência sustentável
O Várzea Lab é um projeto pensado pelo Vila Flores após a enchente, com o intuito de aprofundar a temática socioambiental, refletindo sobre a preservação da natureza e desenvolvendo ações para um convívio mais harmonioso com os rios e para a criação de espaços mais resilientes às mudanças climáticas.
O encontro de pré-lançamento do projeto inicia com o espetáculo de sensibilização “Solo Fértil - Canção para o Povo em Pé”, que acompanha uma mulher à espera do trem após o trabalho. O cotidiano se transforma através de um olhar poético, onde as ruas adquirem contornos de floresta e o movimento da rua se faz canção, narrando também a história real de 115 árvores condenadas ao corte em 2013, em Porto Alegre. A peça tem texto e atuação de Júlia Ludwig, música ao vivo de Duda Cunha e direção cênica de Adriano Basegio. A duração é de 50 minutos.
Após a apresentação, acontece uma roda de conversa que conecta a performance dramatúrgica ao projeto Várzea Lab, com a participação da bióloga Lara Lutzenberger, de Júlia Caon Froeder, coordenadora socioambiental da Virada Sustentável, e de Aline Bueno e Antonia Wallig, gestoras e co-fundadoras do Vila Flores.
O evento ocorre neste 8 de novembro, às 19h, no Goethe-Institut Porto Alegre (rua 24 de Outubro, 112), bairro Moinhos de Vento. A entrada é gratuita, por ordem de chegada, mediante lotação do teatro.
A arte e a cultura local
A 7ª edição do Festival da Primavera no Vila Flores recebe o público no pátio do centro cultural para um florescer conjunto de atividades culturais e de espetáculos artísticos que celebram a estação. O evento é no dia 10 de novembro (domingo), das 13h às 20h, e tem entrada gratuita, com possibilidade de contribuição espontânea no local.
A programação inicia com uma feira criativa de marcas locais e com a exposição “Reflorescer: tudo aqui é generosidade”, produzida como forma de agradecimento aos tantos apoios que o Vila Flores recebeu após ser severamente atingido pela enchente.
Durante o dia, também inaugura a exposição “Coleção de Desenhos”, da artista Maria Lúcia CGuimarães, que reúne peças visuais que buscam uma harmonia entre os elementos da natureza. A mostra permanece no Vila Flores até o dia 23 de novembro.
No início da tarde, também são realizadas duas oficinas conduzidas por ateliês residentes do local: a Oficina de Cianotipia para jovens e adultos, com o Gravura na Tulipa, e a Oficina de Colagem para crianças, com o Clube Invencionices. Ambas incentivam a reutilização de materiais para criar peças artísticas únicas. Além disso, também são oferecidas duas visitas mediadas aos prédios do complexo arquitetônico. As atividades podem ser vivenciadas de forma gratuita, mediante inscrição prévia pelo site sympla.com/vilaflores, mas também é possível apoiar através de contribuições espontâneas.
A diversão para as crianças é garantida com apresentação teatral, performance circense e pintura de rosto. O espetáculo “Solito: um solo de um palhaço só” apresenta o palhaço Tuiga, que vivencia inúmeras atrapalhações ao tentar, sozinho, realizar o show preparado para uma trupe inteira - com números de malabarismo, animais adestrados, equilibrismo e muito mais.
Já o espetáculo “O Mistério do Rio”, da Estação Partida, encena a história dos irmãos Cacá e Tonho, crianças curiosas e aventureiras, que vão passar as férias no sítio do avô e percebem que a água do rio está imprópria para banho, partindo para uma aventura em busca de entender o porquê do rio ter ficado tão sujo.
No final da tarde, os shows encantam e animam o público. A cantora, compositora e instrumentista Gabriela Lery sobe ao palco para interpretar clássicos da Música Popular Brasileira. Em seguida, a roda de samba de Thiago Ribeiro e Amigos encerra o evento, com ritmos contagiantes.
O 7º Festival da Primavera no Vila Flores é uma realização da Salvarte e da Associação Cultural Vila Flores, fomentada pelo Programa Retomada Cultural RS - Bolsa Funarte de Apoio a Ações Artísticas Continuadas 2024, com parceria do Goethe-Institut Porto Alegre e da Virada Sustentável Porto Alegre.
Serviços:
- Pré-lançamento Várzea Lab e espetáculo "Solo Fértil - Canção para o Povo em Pé”
Evento com apresentação teatral e roda de conversa sobre questões socioambientais.
Data: 8 de novembro (sexta-feira), das 19h às 21h
Local: no Goethe-Institut Porto Alegre (rua 24 de Outubro, 112, bairro Moinhos de Vento)
Entrada gratuita
- Festival da Primavera no Vila Flores
Evento com roda de samba, show de MPB, espetáculo teatral, performance circense, exposições, oficinas e feira criativa.
Data: 10 de novembro (domingo), das 13h às 20h
Local: Vila Flores (rua São Carlos, 753, bairro Floresta), Porto Alegre
Entrada gratuita