Vinte filmes disputarão Palma de Ouro de Cannes

Vinte filmes disputarão Palma de Ouro de Cannes

69ª edição do evento acontecerá de 11 a 22 de maio

AFP

Vinte filmes disputarão Palma de Ouro de Cannes

publicidade

Vinte filmes disputarão a Palma de Ouro na 69º edição do festival de Cannes, que acontecerá de 11 a 22 de maio. O Brasil estará representado por "Aquarius", de Kleber Mendonça Filho. O anúncio foi feito nesta quinta-feira pela organização da do evento, que marca o retorno do espanhol Pedro Almodóvar.

"É um festival com estrelas, cinema autoral e uma extraordinária diversidade geográfica", disse o diretor artístico do evento,Thierry Frémaux. Como sempre, o tapete vermelho estará muito movimentado e deve receber estrelas como Javier Bardem, Kristen Stewart, Ryan Gosling, Russell Crowe, Charlize Theron, Juliette Binoche e Sônia Braga.

Gigantes da sétima arte

Entre os aspirantes à Palma de Ouro, que será atribuída pelo júri presidido pelo australiano George Miller ("Mad Max"), estão alguns dos nomes mais importantes da sétima arte, mas também algumas surpresas, o ingrediente indispensável ao principal festival de cinema do mundo.

O dinamarquês Nicolas Winding Refn apresentará "The neon demon", sobre uma modelo (Elle Fanning) que chega a Los Angeles e cai nas mãos de um grupo de mulheres obcecadas por apoderar-se de sua juventude. 

Os irmãos belgas Jean-Pierre e Luc Dardenne, veteranos em Cannes e vencedores em duas oportunidades da Palma de Ouro ("Rosetta" e "A Criança"), foram selecionados com "La fille inconnue" (A menina desconhecida).

Famoso por suas crônicas sociais, o britânico Ken Loach, Palma de Ouro em 2006 com "Ventos da Liberdade", retorna ao festival aos 79 anos com "I, Daniel Blake", ambientado nos subúrbios de Newcastle.

O canadense Xavier Dolan, o menino prodígio - e mimado - de Cannes, que recebeu em 2014 o Prêmio do Júri por "Mommy", retorna aos 27 anos com o drama "Juste la fin du monde" (Apenas o fim do mundo), sobre um homem que anuncia aos parentes que vai morrer.

O cinema americano terá três candidatos à Palma de Ouro, o primeiro deles "The Last Face", dirigido por Sean Penn e protagonizado por Charlize Theron e Javier Bardem, um romance ambientado na África. "Paterson", de Jim Jarmusch, com Adam Driver como um motorista de ônibus de Nova Jersey, e "Loving", de Jeff Nichols, sobre um casal interracial perseguido na Virgínia do fim dos anos 1950, são as outras produções americanas na mostra oficial.

"Outsiders" e surpresas

Sempre presente em Cannes, a atriz Isabelle Huppert comparecerá ao tapete vermelho este ano por conta do papel de protagonista em "Elle", do holandês Paul Verhoeven.

O cinema francês terá quatro representantes: "Rester vertical", de Alain Guiraudie, "Mal de Pierres", de Nicole Garcia, "Ma Loute", de Bruno Dumont, e "Personal Shopper", de Olivier Assayas, uma história de fantasmas no mundo da moda protagonizada por Kristen Stewart. A atriz americana será um dos grandes nomes de Cannes este ano, pois também é uma das estrelas de "Café Society", o filme mais recente de Woody Allen que abrirá o evento, fora de concurso.

Entre os outsiders na mostra oficial estão dois romenos, "Sieranevada", de Cristi Puiu, e "Bachillerato", de Cristian Mungiu.
"Agassi", do sul-coreano Park Chan Wook, "Ma'Rosa", do filipino Brillante Mendoza, "Toni Erdmann", de Maren Ade (Alemanha), e "American Honey", do britânico Andrea Arnold, completam a lista de aspirantes à Palma de Ouro.

Até o início do festival, os organizadores se reservam a possibilidade de acrescentar mais algum filme na seleção oficial, dentro ou fora da mostra competitiva.

Confira a lista:

1."Toni Erdmann" de Maren Ade (Alemanha)
2. "Julieta" de Pedro Almodóvar (Espanha)
3. "American Honey" de Andrea Arnold (Reino Unido)
4. "La fille inconnue" de Jean-Pierre e Luc Dardenne (Bélgica)
5. "Personal Shopper" de Olivier Assayas (França)
6. "Juste la fin du monde" de Xavier Dolan (Canadá)
7. "Paterson" de Jim Jarmusch (EUA)
8. "Rester vertical" de Alain Guiraudie (França)
9. "Aquarius" de Kleber Mendonça Filho (Brasil)
10. "Mal de pierres" de Nicole Garcia (França)
11. "I, Daniel Blake" de Ken Loach (Reino Unido) 
12. "Ma' Rosa" de Brillante Mendoza (Filipinas)
13. "Bacalaureat" de Cristian Mungiu (Romênia)
14. "Loving" de Jeff Nichols (EUA)
15. "Agassi" de Park Chan-Wook (Coreia do Sul)
16. "The Last Face" de Sean Penn (EUA)
17. "Sieranevada" de Cristi Puiu (Romênia)
18. "Elle" de Paul Verhoeven (Holanda)
19. "The Neon Demon" de Nicolas Winding Refn (Dinamarca)
20. "Ma loute" de Bruno Dumont (França) 

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste sábado, dia 27 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895