Violinista recupera Stradivarius esquecido em trem

Violinista recupera Stradivarius esquecido em trem

Instrumento de 2,6 milhões de dólares foi encontrado dois dias após ser perdido

AFP

Atualmente, existem cerca de 500 exemplares da marca no mundo inteiro

publicidade

Uma jovem esqueceu na terça-feira seu violino no maleiro do trem em que viajava de Mannheim Saarbrücken, na região sudoeste da Alemanha. Mas não era qualquer instrumento: o Stradivarius tinha valor estimado em 2,6 milhões de dólares e datava de 1727. Felizmente, o drama da violinista teve um final feliz. Nesta quinta, a polícia local anunciou que conseguiu encontrar o valioso instrumento.

Os agentes, alertados pela jovem, começaram a busca pelo objeto no dia em que a menina, descrita como "aparentar na casa dos 20 anos", esqueceu seu exemplar da edição "General Dupont Grumiaux" no veículo. O trem continuou até Koblenz e Saarbrücken, onde o vagão em questão foi unido a outro que retornaria à cidade. "Um minuto antes da saída do trem, o violino foi encontrado na última cabine (do vagão) e a jovem, aliviada, pode recuperá-lo após verificarem que o instrumento pertencia a ela", explicou a polícia.

Dos cerca de mil violinos que a família Stradivari fabricou, cerca de 500 ainda existem no mundo. Famosos por sua qualidade, podem chegar a ser vendidos por vários milhões de dólares. Um deles, o "Lady Blunt", de 1721, foi vendido em Londres por 11 milhões de euros num leilão em prol das vítimas do tsunami no Japão, em 2011. Cerca de 20 nstrumentos da marca foram roubados e até hoje não foram encontrados

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 23 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895