Arte & Agenda

Violinistas se apresentam na Casa de Cultura Mario Quintana

Grupo Jogo de Cordas apresenta trabalho autoral no teatro Carlos Carvalho, a partir das 20h

Jonathas Ferreira mostra seu fingerstyle ao violão
Jonathas Ferreira mostra seu fingerstyle ao violão Foto : Diogo Zanatta / Divulgação / CP
Três compositores com estilos distintos com um instrumento em comum: o violão. Rodrigo Nassif, Jonathas Ferreira e Lucas Volpato integram o grupo Jogo de Cordas, que se apresenta neste sábado, a partir das 20h, no Teatro Carlos Carvalho da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736), em Porto Alegre. Os três violonistas estarão acompanhados pelos percussionistas Diego Velasco Berquó e Leandro Schirmer e pelo violonista Carlos Ezael. Também em comum entre eles, o objetivo do projeto: 'Nossa intenção é que esse recital não seja um evento único, mas sim o primeiro passo de um projeto em parceria, onde desenvolvemos e apresentamos nosso trabalho autoral', dizem os integrantes do grupo.

O recital será aberto com o trabalho de Jonathas Ferreira, que traz a linguagem do violão fingerstyle, explorando o instrumento simultaneamente pelo lado percussivo, melódico e harmônico e usando afinações alternativas. Jonathas está trabalhando na produção de seu primeiro disco, que deve ser lançado no ano que vem.

Na sequência quem sobe ao palco é Lucas Volpato, que está iniciando seu trabalho como compositor, com canções fortemente influenciadas por nomes como o mestre Baden Powell, referência importante na escola do violão brasileiro. Lucas é bacharel em Música pela Ufrgs e já participou de diversos seminários com nomes como Eduardo Isaac, Silvina Lopez, Marco Pereira, José Antonio Escobar e Mario Ulhoa. Por fim, mas com uma formação de trio, vem Rodrigo Nassif, acompanhado por Leandro Schirmer na percussão e por Carlos Ezael no segundo violão. Nassif já tem três discos lançados, todos com material exclusivamente autoral. Venceu o Prêmio Açorianos de Música em 2009 na categoria de Melhor Intérprete Instrumental e traz seu estilo, que vem sendo classificado como jazz-milonga. O instrumentista acrescenta ao jazz as influências regionais, como chamamé, tango e valsa, que se somam ao flamenco e ao violão erudito. Nassif foi bolsista do prestigiado Conservatório Luis Gianneo, em Mar del Plata, província de Buenos Aires, sob a orientação do violonista Eduardo Isaac.

Também na Casa de Cultura Mario Quintana, neste sábado, a partir das 18h, no Auditório Luis Cosme (4º andar), alunos da Escola Waldorf Querência realizam recital para marcar o encerramento das atividades do ano. O recital, que tem entrada franca, inclui apresentações de flauta doce, violino, violão e piano, além do Conjunto Instrumental, em que todos os alunos participam. O repertório contempla vários estilos, do erudito, com obras de Bach e Vivaldi, ao popular, com ritmos brasileiros e folclóricos.

Bookmark and Share

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta segunda-feira, dia 19 de outubro de 2026

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio