Violoncelo avaliado em mais de um milhão de euros é devolvido à solista na França

Violoncelo avaliado em mais de um milhão de euros é devolvido à solista na França

Fabricado em 1737, instrumento foi roubado de Ophélie Gaillard na quinta-feira

Correio do Povo

Em 2003, Gaillard foi nomeada como revelação solista instrumental nos prêmios de música clássica francesa

publicidade

O violoncelo fabricado pelo luthier italiano Francesco Goffriller em 1737 e avaliado em mais de milhão de euro foi devolvido à solista Ophélie Gaillard neste sábado, depois de ter sido roubado da artista na quinta-feira. Em um post no Facebook, rede social em que havia pedido ajuda para encontrar o instrumento, ela compartilhou a notícia. "Sonho incrível!!!! Eu tenho meu violoncelo e meu arco de volta e seguro em casa. Encontramos em Pantin (subúrbio de Paris) esta manhã. Muito obrigada a todos, meus amigos, meus colegas, à polícia e aos jornalistas que me ajudaram a recuperar o que realmente é parte de mim, da minha alma!", escreveu em inglês.

Em francês, sua língua materna, ela disse: "linda e incrível notícia". "O violoncelo de Francesco Goffriller que eu toco há anos, e o meu arco de Jean-Marie Persoit Foi encontrado nesta manhã em bom estado. Estes dois dias foram terríveis. Fiquei devastada. Arrancaram uma parte de mim mesma. Obrigada, obrigada, obrigada! A cada um por ter partilhado o meu post, por ter contribuído para divulgar a informação e dado os seus conselhos preciosos, comentou.

Incredible dream!!!! I have my Cello and Bow back and safe at home. There were found in Pantin this morning. Many... Publicado por Ophélie Gaillard em Sábado, 17 de fevereiro de 2018


Em entrevista à Agência France Press, ela revelou que recebeu uma ligação anônima no final da manhã dizendo que as peças estava dentro de um carro em frente à sua casa. Ao perceber um veículo abandonado, ela não hesitou e foi conferir a informação. Eles estavam no banco de trás. Uma das janelas estava quebrada e a musicista disse que rapidamente pegou o instrumento e voltou correnddo para sua residência, antes de notificar a polícia.

Um assaltante ameaçou Ophelie com uma faca em sua casa na quinta-feira, forçando-a a entregar o violoncelo, bem como o seu telefone celular, antes de fugir a pé."O roubo foi muito violento, não consegui dormir por dois dias. Estou tão aliviada por ter encontrado. Estou saindo de um pesadelo de dois dias - é um milagre", disse. A polícia confirmou que o os objetos foram encontrados e uma fonte da BRB, unidade responsável por assaltos à mão armada, comentou que este não é um instrumento que pode ser vendido com facilidade.

O violoncelo, emprestado pelo banco CIC e avaliado em quase 1,3 milhão de euros, foi fabricado por Francesco Goffriller, filho do renomado luthier Matteo Goffriller. Em 2003, Gaillard foi nomeada como revelação solista instrumental nos prêmios de música clássica francesa.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta sexta-feira, dia 19 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895