Vozes femininas ganham apresentações gratuitas

Vozes femininas ganham apresentações gratuitas

O projeto Terça Lírica e o Chapéu Acústico são opções musicais desta terça-feira

Correio do Povo

Projeto 'Terça Lírica - Elementos do Amor' será exibido no Palácio da Justiça

publicidade

O projeto Terça Lírica apresenta “Elementos do Amor: Clara e Robert Schumann” nesta terça-feira, às 18h30min. Promovido pelo Memorial do Judiciário gaúcho, o espetáculo de canções alemãs com uma encenação e roupagem contemporânea ocorre no auditório Oswaldo Stefanello do Palácio da Justiça do RS (Praça Marechal Deodoro, 55). Entrada gratuita.

A dramaturgia selecionou canções do ciclo Frauenliebe und leben (Amor e vida de uma mulher), de Robert Schumann, além de obras de Clara Schumann e uma peça para piano solo de cada um destes compositores. A história de amor vivida pelo famoso casal Schumann em pleno auge do período romântico musical é, talvez, uma das mais discutidas pelos estudiosos e amantes desta arte. Eles se conheceram em 1827, na cidade de Leipzig, e se casaram 13 anos depois.

A concepção dramatúrgica deste espetáculo partiu da canção “Die Lorelei”, de Clara, baseada no poema homônimo de Heinrich Heine. A obra foi um presente para Robert no seu aniversário em 1843. O processo colaborativo de criação da dramaturgia buscou dar um corpo cênico ativo para as musicistas, bem como estabelecer diálogos entre estas e a atriz/bailarina. Em cena, estarão a mezzosoprano Cristine Bello Guse, a pianista Karin Engel e a atriz e bailarina Luiza Waichel. A direção cênica é de Carlota Albuquerque. A Curadoria é de Flávio Leite.

CHAPÉU ACÚSTICO

Outra opção do dia é o show de Thays Prado no Chapéu Acústico, às 19h, no auditório Luís Cosme, no 4º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736), Centro Histórico de Porto Alegre.

Após o sucesso dos singles/videoclipes “Popô” e “Vals de los Abuelos”, pelos quais recebeu o prêmio Lupa, a cantautora porto-alegrense Thays Prado lança seu álbum de estreia, intitulado “Falta de Jeito”. Após o show de lançamento no Agulha, Thays leva o disco ao Chapéu Acústico, desta vez acompanhada por Viridiana na guitarra, Aline Araújo nas teclas, Thais Lemos no baixo, Davi Volando na percussão e Josué Oliveira na bateria. A entrada é gratuita, mas é sugerido que ao final do show os espectadores façam uma contribuição espontânea para a artista.

 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta sexta-feira, dia 12 de julho de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895