"Apesar da curta vida de 40 anos, ele deu muito ao mundo. O mundo teve a sorte e a benção de ter conhecido John", disse. "Mesmo hoje, continuamos aprendendo muito com ele. John, eu te amo.”
Por volta das 23h do dia 8 de dezembro de 1980, John recebeu um tiro de um fã, quando voltava, junto com a mulher, de uma sessão de gravações do seu segundo disco, no estúdio Record Plant. O casal já estava na frente do edifício Dakota, em Manhattan, onde morava, quando Lennon foi abordado por Mark David Chapman, que disparou cinco vezes com um revólver calibre 38. Quatro tiros acertaram o ex-Beatle.
John, que havia completado 40 anos, morreu logo após chegar ao hospital. Chapman foi preso no mesmo dia. Apesar de os Beatles estarem separados há cerca de 10 anos, todos os integrantes do grupo interromperam suas atividades para prestar homenagens ao colega. George Harrison suspendeu uma gravação. Ringo Star viajou imediatamente para os Estados Unidos. E Paul MacCartney entrou em contato com Yoko Ono oferecendo solidariedade.