YouTube tem representante brasileira para campanha do Dia da Mulher
A youtuber Jout Jout faz o papel de Pagu no vídeo que celebra figuras históricas femininas
publicidade
No Brasil, a escolhida para ser embaixadora da campanha foi Jout Jout. A youtuber - que virou hit na plataforma com seus vídeos que falam de temas polêmicos de uma maneira acessível - fez o papel da brasileira Pagu, que foi escritora, desenhista, jornalista, diretora de teatro, tradutora e militante política. Na campanha, também são homenagados outros ícones femininos como Frida Kahlo e Yoko Ono.
A ideia surgiu depois de um estudo revelar que o número de mulheres empregadas nos filmes que mais faturam em Hollywood no ano de 2015 foi de apenas 19% (em 1998, este número foi de 17%). O vídeo explica que, historicamente no cinema, em cada 4 personagens com falas, 3 são homens. A iniciativa, feita em parceria com a ONU, busca tornar a indústria audiovisual mais igualitária e dar voz às mulheres que produzem conteúdo na Internet.
Olha o manifesto da campanha:
E a campanha “100 Anos de Mulheres Incríveis” é apenas o começo: até o dia 8 de março, serão lançados 50 vídeos feitos nos YouTube Spaces de São Paulo, Berlin, Tóquio, Londres e Los Angeles. Nesta quarta, a própria Jout Jout publicou um vídeo (que você assiste logo abaixo) com Nátaly Neri, do canal Afros e Afins, falando sobre feminismo branco e negro.
A série continua ao longo da semana com a participação de 13 youtubers brasileiras. Entre o grupo, estão representadas negras, lésbicas e trans. Os assuntos também são variados: de maternidade a cabelo, de jogos a viagens e culinária.
Assista ao vídeo da Jout Jout (e se não conhece a youtuber ainda, clica aqui):