Como fazer a maquiagem durar mais nos dias quentes

Como fazer a maquiagem durar mais nos dias quentes

Luise Menick traz 5 dicas para manter a make intacta na época de altas temperaturas

Luise Menick

Dias quentes podem ser um desafio para quem usa maquiagem

publicidade

Você também sofre com a make que derrete ou que não dura tanto na sua pele? A gente sabe que muitas vezes é um desafio manter a maquiagem intacta nos dias mais quentes. Aqui em Porto Alegre, o calor já está entre nós, e na minha coluna de estreia no Bella Mais resolvi dar dicas de como fazer sua make durar nessa época de altas temperaturas.

Preparação de pele

Antes de mais nada, prepare sua pele para receber os produtos de maquiagem. Não abra mão de limpar bem o rosto com sabonete líquido, ou ao menos com água micelar se ele já estiver previamente limpo. A água micelar vai ajudar a tirar as impurezas, tonificar e equilibrar o pH da pele.

Hidratação

Ainda na preparação, não esqueça da hidratação – isso vale também para quem tem a pele oleosa, viu? Oleosidade não quer dizer que a sua pele está hidratada! Aposte em produtos apropriados para seu tipo de pele – de preferência que não tenham óleo em sua composição (oil free) e invista em uma rotina de skincare – isso vale para todas as peles! Isso é importante para que sua pele não absorva a base e a deixe craquelada ou até com “buracos” (sabe quando a base “abre”? Então... esse é um dos motivos).

Primer

Outro produto que vai fazer sua make durar mais é o primer. Além de ajudar a fechar os poros, atenuar linhas finas e uniformizar a pele, ele costuma fazer com que a base dure mais, pois colabora na sua retenção. Há diversos tipos, os mais mattes, os mais iluminadores, gel, creme... entre uma gama extensa! Basta escolher qual efeito e resultado você prefere e se jogar! E há específicos para área dos olhos – muitos inclusive ajudam a desinchar a região e a preparam para receber corretivo – além de auxiliarem na fixação da sombra.

Aposte nos produtos resistentes ou à prova d’água

É fundamental preferir por produtos resistentes à água (e suor) para evitar que sua maquiagem fique prejudicada - especialmente a base. Inclusive, uma dica que dou é que opte por bases que não sejam muito “pesadas”. Você até pode usar uma base de alta cobertura, mas não indico aplicar muito produto, já que dessa forma, você pode colaborar que tudo derreta com mais facilidade sob o calor. A minha sugestão é aplicar mais produto somente nas áreas que sente mais necessidade – como olheiras ou onde tiver manchas.

A máscara de cílios também é importante que seja à prova d’água nos dias mais quentes – geralmente prefiro usar as laváveis por serem mais fáceis de remover, mas por exemplo, no caso de um evento ao ar livre, importante não dar sorte pro azar e dar preferência para a versão que não irá correr o risco de escorrer.

Pó solto ou pó compacto?

Essa é uma grande polêmica que surgiu nesse ano no universo da beleza. A minha sugestão aqui é sempre optar por um pó bem fininho – eu particularmente prefiro os pós soltos, pois sinto que temos mais domínio da quantidade aplicada e eu tenho a sensação que nada será mais fino do que as versões “soltas”.

Mas o pulo do gato é aplicar pouca quantidade e onde realmente precisa ser selado. Comumente, a Zona T (testa, nariz e queixo) é a área mais oleosa – e, ao contrário do que muita gente pensa, é importante evitar ficar reaplicando toda hora, pois pode fazer com que o aspecto da pele fique “pesado”.


Luise Menick é formada em Relações Públicas e iniciou seus trabalhos com maquiagem em 2016, ao realizar um curso profissionalizante com o makeup artist Danilo Aranha, treinador da MAC Cosmetics. Trabalha com maquiagem social, editorial e publicitária.

Veja Também


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895