Como cuidar da alimentação durante o Carnaval

Como cuidar da alimentação durante o Carnaval

Nutricionista dá dicas para planejar as refeições antes e durante a folia

Camila Souza

Saladas bem coloridas devem ser incluídas nas refeições antes das festas

publicidade

O Carnaval é marcado por muitos dias de festa, diversão e encontro com amigos. Nesse período, muitas pessoas exageram no consumo de bebidas alcoólicas e deixam de lado a hidratação e alimentação correta. Por isso, a nutricionista Brendha Ferreira, Care Club Porto Alegre, destaca alguns cuidados importantes para evitar desconfortos e mal-estares durante as comemorações.

Antes de sair para a folia, o ideal é garantir uma alimentação equilibrada e completa, contendo carboidratos, proteínas e lipídios para fornecer o máximo de energia e por mais tempo possível. “Por isso, nenhum alimento é melhor do que a combinação de um prato feito: arroz, feijão + carne magra ou proteínas vegetais e saladas bem coloridas”, recomenda.

A especialista ressalta que a alimentação nesse período deve se manter próxima ao habitual para diminuir o impacto da mudança de rotina causada por tantos dias de folia. “Até porque esse não é o melhor momento para testar diferentes alimentações ou dietas, muito menos para tentar compensar outros abusos cometidos no período, como o consumo de bebidas alcoólicas”, afirma.

Planeje um momento para ir ao mercado com uma boa lista de compras, incluindo garrafinhas de água e alimentos prontos para consumir durante as festas. “O bloquinho de rua é um ótimo momento para consumir alimentos fáceis de transportar e que não necessitam de refrigeração, tais como barrinhas de cereais e de proteínas, mix de oleaginosas e frutas desidratadas”, indica Brendha.

Há quem opte por lanches prontos na rua, mas nesses casos, é preciso ter alguns cuidados. “O ideal é sempre evitar o consumo de alimentos extremamente gordurosos enquanto se estiver na festa - aqueles repletos de maionese, cheddar e frituras - já que podem ocasionar desconforto gastrointestinal e aquela vontade de ir ao banheiro em momento inoportuno.”

A profissional também diz que é preciso observar a forma de armazenamento e conservação dos alimentos que são comercializados em plena folia. “Alimentos crus, mal cozidos e alimentos expostos à temperatura ambiente ou refrigerados incorretamente, devem ser as últimas opções na hora de se alimentar na rua.”

Levando alimentos prontos ou optando pela comida de rua, é essencial se alimentar durante as festas, principalmente enquanto realiza ingestão de bebidas alcoólicas. Brendha alerta que o intervalo de tempo em jejum, somado ao clima quente e muitas horas de exposição ao sol, pode resultar em desmaios e mal-estares.

E depois de tantos dias de festas, não tente voltar para o ritmo de treino e de alimentação de uma vez só. “Não tente compensar a semana do carnaval com comportamentos nocivos - como pular refeições ou treinar em jejum - pois não há essa necessidade: há um ano novo inteirinho pela frente”, conclui a nutricionista.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895