Conheça 4 tendências de consumo que marcam a Black Friday 2024
Data movimenta o comércio com grandes descontos em lojas físicas e virtuais
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A Black Friday surgiu nos Estados Unidos, na década de 1960, mas já se tornou uma tradição em vários países, incluindo Brasil, ocorrendo sempre na última sexta-feira de novembro. A data movimenta o comércio com grandes descontos, promoções relâmpago e preços exclusivos. Neste ano, esse período ficará marcado tanto pelas novas tendências como também por velhas práticas, ambas ganhando força.
No Brasil, a Black Friday se popularizou a partir de 2010 e teve um crescimento significativo a partir de 2015, quando o comércio eletrônico passou a ter presença mais intensa no cotidiano de muitos consumidores. Apesar de ganhar força ao longo da última década, o evento ainda não atingiu todo o seu potencial, principalmente devido a problemas culturais, como o mascaramento de preços por parte de alguns lojistas.
De acordo com o doutor em Administração Sérgio Czajkowski Júnior “existe um receio por parte de muitos clientes, e ele é justificado, de que, aqui no Brasil, exista uma ‘Black Fraude’, já que, diferente dos Estados Unidos, onde os descontos têm um peso real; aqui esse desconto, muitas vezes, não é realmente valioso e interessante, do ponto de vista do custo-benefício”, afirma o especialista, que também é professor de pós-graduação na Universidade Positivo (UP). Ele pontua algumas tendências que vão marcar a Black Friday de 2024. Confira:
Inteligência artificial
O uso mais massificado da inteligência artificial deve ter relativa influência na Black Friday deste e dos próximos anos. “A tendência é que você potencialize tanto programas de fidelidade quanto possibilidades de personalização de ofertas para determinados perfis de clientes usando os recursos tecnológicos e demais inovações disponíveis”, observa Czajkowski, que estuda as aplicações da IA em diferentes processos no pós-doutorado.
Promoções estendidas
O nome faz menção a uma sexta-feira, mas, em terras brasileiras, as promoções que deveriam ser aplicadas apenas em um dia acabam se estendendo ao longo de até um mês. Agora, não é diferente. “Nos Estados Unidos trata-se, sim, de apenas um dia de descontos, mas, aqui, as empresas sempre optam por promover a ‘semana de Black Friday’ ou a ‘quinzena de Black Friday’, com descontos por vários dias consecutivos.”
Boas ofertas também em lojas físicas
Nem só de vendas on-line se faz uma Black Friday. O professor ressalta que os lojistas, sempre que possível, também devem focar esforços para atrair os clientes para as lojas físicas, não só pelas ações promocionais, mas também como forma de fortalecer as políticas de CRM.
Após o confinamento decorrente da pandemia, as pessoas estão desejosas em sentir novas emoções e viver experiências inusitadas e impactantes. Tal movimento se configura, inclusive, como uma tendência pós-pandêmica.
“Ao longo dos últimos anos, as pessoas têm comprado mais pela internet, influenciadas principalmente pelas restrições da pandemia. De volta ao presencial, os consumidores devem ficar de olho nas ofertas das lojas físicas, que têm se tornado cada vez mais interessantes, com os comerciantes tentando atrair o público de volta para seus espaços”, comenta.
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Nem toda promoção é para você
“Os consumidores estão cada vez mais conscientes e tomando decisões mais planejadas. Isso significa que é mais difícil ‘enganá-los’ com promoções tipo ‘a metade do dobro’. Mesmo assim, é importante ter em mente que mesmo as ofertas que parecem mais atrativas nem sempre são para você. Vale a pena fazer uma lista dos itens mais necessários para não perder o controle dos gastos e acabar comprando mais do que pode pagar”, alerta Czajkowski.