Preocupação ambiental cresce entre consumidores de produtos de beleza, indica pesquisa

Preocupação ambiental cresce entre consumidores de produtos de beleza, indica pesquisa

Mais de 60% das pessoas se esforçam para comprar cosméticos com matérias-primas ecológicas, aponta levantamento

Correio do Povo
Pesquisa destacou que o produto mais consumido diariamente é o protetor solar, seguido do hidratante facial

Pesquisa destacou que o produto mais consumido diariamente é o protetor solar, seguido do hidratante facial

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Questões relacionadas ao meio ambiente e práticas ESG têm sido cada vez mais comuns dentro das empresas e também se tornaram uma preocupação para os consumidores. Uma pesquisa realizada pela publicitária Keloane Mendes, durante o mestrado em Comportamento do Consumidor na ESPM, identificou a confiança ambiental - confiança dos consumidores na capacidade das marcas de empregarem ações em prol do meio ambiente - como um motivador para o consumo de cosméticos verdes.

De acordo com o levantamento, a confiança ambiental impacta 69% o comportamento de consumo ecologicamente consciente e 54% o consumo socialmente consciente. Outro achado foi o valor desembolsado por mês pelos brasileiros em produtos de beleza sustentáveis: 60,1% gastam mais de 100 reais, sendo 24,6% entre 101 e 150 reais, 17,1% consumindo de 151 a 200 reais, enquanto 11,1% estão entre 201 e 300 reais, e 7,3% gastam acima de 300 reais. Os que despendem até 50 reais no mês representam 11,7%, enquanto 28,2% ficam entre 51 e 100 reais.

“Com essa pesquisa, busquei entender o motivo delas consumirem estes produtos. O Brasil é um grande consumidor de cosméticos como um todo. E o consumo de cosméticos verdes, que são os naturais, veganos e orgânicos, está crescendo cada vez mais. Então busquei compreender o motivo por trás disso”, diz Keloane Mendes, mestre em comportamento do consumidor.

Com o foco em skincare, a pesquisa destacou que o produto mais consumido diariamente é o protetor solar, utilizado por 66,3% da amostra, seguido do hidratante facial (60,1%).

“Pudemos observar também que 61,7% dos respondentes que concordam totalmente para a afirmação ‘faço todos os esforços que posso para comprar cosméticos verdes com matérias-primas ecológicas (por exemplo, orgânico, matérias-primas naturais)’, ou seja, claims de produtos trazendo esses pontos influenciam na decisão de compra”, afirma.

O estudo também destaca a força das alegações usadas pelas marcas nas embalagens para motivar o consumo de cosméticos verdes. A confiança na marca explica mais de 70% da motivação intrínseca em favor do consumo consciente quanto da motivação extrínseca. “Ou seja, o consumidor terá mais motivação para comprar cosméticos quanto maior sua confiança no comportamento ambiental da marca”, afirma a orientadora da pesquisa Luciana Florêncio de Almeida.

A professora do Mestrado em Comportamento do Consumidor da ESPM destaca também que, por meio dos resultados, é possível sugerir algumas ações táticas a serem adotadas por gestores de marketing da indústria. “Seja investir na sustentabilidade do negócio, dando transparência às ações para aumentar a confiança ambiental na marca, e/ou adotar certificações reconhecidas, que contribuem para sensibilizar os consumidores e influenciar positivamente seus hábitos de consumo.”

A pesquisa foi realizada com brasileiros que declararam consumir cosméticos verdes com foco em skincare nos três meses que antecederam o estudo, uma amostra de 386 pessoas em todo o país. No último mês, o estudo recebeu uma menção honrosa no EnANPAD, Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, maior congresso de administração da América Latina.

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