Maria Eduarda Brechane, de Rio Grande, é a vencedora do Miss Universo RS

Maria Eduarda Brechane, de Rio Grande, é a vencedora do Miss Universo RS

Escolha teve unanimidade entre os jurados

Correio do Povo

publicidade

Maria Eduarda Brechane, de 19 anos, representante da cidade de Rio Grande, levou a coroa de Miss Universo Rio Grande do Sul. O evento ocorreu no sábado, em Canoas. A edição 2023 do tradicional Miss Universo RS entrou para a história dos concursos de beleza no estado. Pela primeira vez, as regras foram atualizadas permitindo que mulheres casadas, divorciadas e mães participassem da disputa. Além disso, teve sua primeira candidata transgênero.

As candidatas ao título foram avaliadas por um time de jurados que contou com o fotógrafo Antares Martins, a estilista Olivia Gama, o maquiador Andy Rodrigues, a diretora-geral do Miss Universo Brasil, Marthina Brandt, o cirurgião plástico Fabrício Bervian, a empresária do ramo estético Mariana Geisel, o publicitário Carlos Totti, a jornalista Anna Dennz e a empresária Rejane Tavares.

Na primeira etapa da seleção, os jurados escolheram as top 12 finalistas. Fizeram parte do grupo Vitoria de Brito Likoski, de Taquara, e Natália Suyan, de Torres. Ambas são mães e puderam participar do concurso pelas adaptações nas regras. Além de Andrielli Rozin, de São Lourenço do Sul, candidata casada e Bethina Marcante, de São Borja, primeira candidata transgênero a participar da disputa.

Em seguida foram escolhidas as top 5: Jaquiele Silva, de Canoas, Nicole da Costa Alarcony, de Passo Fundo, Maria Eduarda Brechane, de Rio Grande, Talita Hartmann, de São Vicente do Sul e Vitoria de Brito Likoski, de Taquara. A revelação da vencedora aconteceu de uma forma inovadora. Para garantir a transparência dos votos, cada jurado escreveu o nome de sua favorita em um papel e entregou a Bebeto Azevedo, coordenador do evento, que revelou um por um ao vivo. Surpreendendo o público que assistia ao espetáculo, todos haviam escolhido o mesmo nome: Maria Eduarda Brechane, de Rio Grande.

Maria conta que conquistar a coroa de Miss Universo Rio Grande do Sul é um sonho de muito tempo: “A palavra que define essa vitória é gratidão. Gratidão à minha família, às pessoas que acreditaram em mim, aos fãs que eu conquistei ao longo do caminho e por todo o carinho que eu venho recebendo.”  Ela afirma, ainda, que se sente confiante para disputar pela faixa de Miss Brasil: “A preparação começa já. É uma grande responsabilidade carregar o título de miss RS, pois já tivemos 14 misses Brasil. Irei me dedicar em tempo integral e não medirei esforços para ser a décima quinta.”

Com estilo assinado por Xico Gonçalves, o Miss Universo RS teve como narrativa principal a Era do Ouro, com o tema “Em Busca de Joias Raras”, e contou com um show da cantora Stephanie Lii, intérprete do show Adele Tribute.

O RS é o estado que mais elegeu vencedoras do Miss Brasil, com 14 vitórias. Em 1963, a gaúcha Ieda Vargas recebeu a coroa de Miss Universo se tornando uma das duas ganhadoras brasileiras do título. Ieda foi homenageada no evento e recebeu flores da também gaúcha Deise Nunes, Miss Brasil 1986.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895