Conheça a estética “vovôcore”, tendência neste inverno

Conheça a estética “vovôcore”, tendência neste inverno

Em alta desde o primeiro semestre deste ano, a tendência é unissex e marcada por peças oversized

Brenda da Rosa

Neste inverno, a tendência "Vovôcore" agrada pelo conforto e por resgatar peças clássicas e universais

publicidade

A moda é cíclica, e nos últimos anos isso ficou ainda mais evidente. Tanto os looks das passarelas quanto os da vida urbana têm usado recursos nostálgicos para resgatar visuais que representam o tempo antigo, ou melhor, o tempo dos avós.

A estética “vovôcore” é uma tendência que promove a junção do retrô com o contemporâneo, resultando em um visual vintage, mas moderninho. São looks oversized, com peças como coletes de tricot e calças de alfaiataria, ornados com acessórios, como lenços e chaveiros pendurados na calça.

Segundo o relatório de tendências do Pinterest, em 2023 houve um aumento de +65% na pesquisa do termo “moda vovô” na plataforma, enquanto “moda urbana retrô” registrou um crescimento de +55% nas buscas e “estilo vovô” finalizou o ano com +60% de acréscimo na procura do site.

Os dados não mentem: o desejo de voltar no tempo através da estética pode ser visto na decoração, no boom das câmeras analógicas e até no vestuário. Confira os elementos que fazem parte dessa tendência:

Peças

Os suéteres, coletes e cardigans de tricot são as maiores referências da vovôcore. Além deles, as calças de veludo cotelê e as camisetas box também contribuem para a produção do look.

Calçados

Uma tendência de origens clássicas pede sapatos igualmente tradicionais: mocassin, oxford e loafers são as referências desta estética, além de meias brancas ou coloridas para completar.

Cores

Para representar o antigo, cores como marrom, bordô, caramelo e vermelho são ótimas escolhas. Tons de creme, verde musgo e azul marinho também fazem parte da paleta de cores do “vovôcore”.

Acessórios

Para dar acabamento ao look retrô, as boinas, cachecóis e cintos são ótimas opções. Além delas, chaveiros pendurados na calça e bolsas transversais.

*Sob supervisão de Camila Souza


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895