O universo dos cabelos cacheados é repleto de técnicas, truques e informações que circulam tanto nas redes sociais quanto em conversas entre amigas. Mas será que todos são realmente eficazes?
Para quem busca definição, saúde capilar, cachos duradouros e principalmente praticidade para cuidar dos fios na rotina, entender o que é mito e o que é verdade na hora da finalização é fundamental. Pensando nisso, a Ricca desvendou seis mitos e verdades muito comuns sobre o processo de finalização. Confira:
1. Finalizar os fios secos tem o mesmo efeito da finalização com os fios molhados: MITO
❌ A finalização é muito mais eficaz com os fios molhados ou úmidos, porque o creme ou o gel conseguem se espalhar melhor e fixar a forma dos cachos. Nos fios secos, o produto não penetra bem e pode deixar aspecto pesado ou esfarelado.
2. Quanto mais creme, melhor a definição: MITO
❌ O excesso de produto pode pesar o fio, dificultar a secagem e até acumular resíduos no couro cabeludo. O ideal é encontrar a quantidade certa para cada volume de cabelo e tipo de cacho.
3. O Day After só funciona com muito creme: MITO
❌ Na verdade, excesso de creme pode pesar os fios e deixar o cabelo sem volume. O segredo é usar pouca quantidade de produto leve, como um leave-in ou spray revitalizador, para reativar a definição e devolver o movimento.
Para quem quer facilitar a rotina, vale apostar em um spray multifuncional com ação hidratante e protetora, como o da Ricca. Com Óleo de Coco, Quinoa Hidrolisada e Aminoácidos, o produto é perfeito para usar como tratamento, finalizador, protetor térmico ou no day after.
👉 Modo de uso no day after: No dia seguinte à lavagem, aplicar nos fios secos e finalizar como desejar.
4. Cachos definidos só podem ser conquistados com difusor: MITO
❌ O difusor é um ótimo aliado para dar volume e acelerar a secagem, mas não é indispensável. Com uma boa finalização, os cachos podem secar naturalmente e continuar bem definidos. Além disso, acessórios certos fazem toda a diferença na hora de modelar os fios.
Para quem prefere evitar o calor, vale apostar em escovas desenvolvidas especialmente para cabelos cacheados, como a Ricca Flex Fita Curl. Com fendas laterais que ajudam a separar melhor as mechas e cerdas flexíveis que desembaraçam sem quebrar, ela ajuda a garantir uma fitagem mais definida e prática, além de ter um design ergonômico e não acumular água.
- Acidificante capilar: descubra o segredo para transformar a sua rotina de cuidados com os fios
- Cachos sem definição? Descubra 5 erros que podem estar sabotando a sua finalização
- 7 motivos para incluir o óleo de coco na sua rotina de autocuidado
5. O fator encolhimento é natural: VERDADE
✅ Após secar, o cabelo cacheado tende a encolher, mesmo com finalização. Isso não significa que a técnica escolhida foi feita de forma errada, é característica natural da curvatura.
6. A temperatura do secador influencia na saúde do fio: VERDADE
✅ Isso vale para todos os tipos de cabelo, então com os cacheados não é diferente. Secar com ar muito quente pode ressecar ou danificar os cachos. O ideal é usar a temperatura média/baixa e sempre aplicar o protetor térmico antes.
