Entre o vintage e o moderno: como reproduzir a tendência da sombra azul

Cor volta a ganhar destaque por trazer um toque de drama aos looks do dia a dia; saiba como apostar no azul também nas produções de Halloween

Com referências que vão do retrô ao contemporâneo, o azul aparece como aposta versátil para visuais cheios de personalidade
Com referências que vão do retrô ao contemporâneo, o azul aparece como aposta versátil para visuais cheios de personalidade Foto : Pinterest / Reprodução / CP

Existe algo quase hipnótico na cor azul. No cinema, o tom sempre foi usado em produções de beleza para complementar a vibe de mistério, liberdade e intensidade dos personagens. Por exemplo, é difícil não lembrar da sombra marcante de Maxine (do filme X, 2022), vivida por Mia Goth, que até hoje segue como referência entre maquiadores e fãs do universo da beleza. Ou então da clássica bruxa Elaine, de “A Bruxa do Amor” (2016), interpretada por Samantha Robinson.

Mas o fascínio é antigo: na década de 1970, as divas da música e das telonas já transformavam o azul em símbolo de expressão e poder feminino. Agora, o tom volta a ser protagonista mas com uma nova atitude.

Se apropriando da nostalgia, o azul renasce com o charme do excesso. O “over” que define nomes como a cantora Chappell Roan, com toques teatrais, dramáticos e divertidos, aparece nas makes que brincam com brilho, camadas e texturas. É o mesmo azul que transita entre o pop e o indie, entre o passado e o agora.

Além das opções bem saturadas, os metalizados também estão super em alta | Foto: Pinterest / Reprodução / CP

Entre as referências vintage e inspirações contemporâneas, o olhar azul virou também sinônimo de maximalismo: mais poder, mais intensidade, mais autoestima. A tendência diz adeus à era clean girl. É hora de abandonar a ideia de ser discreta e contida.

E se os criadores de conteúdo estão provando algo nas redes, é que o azul combina com tudo — com todos os tons de pele, moods e momentos da vida. Aproveitando o mês, o Halloween pode ser o convite perfeito para mergulhar na cor e se inspirar em personagens da cultura pop para criar um novo visual.

Seja para brilhar em uma festa ou adicionar um toque de drama no dia a dia, o azul é o protagonista das makes da temporada. Pensando nisso, confira a seguir um guia completo com técnicas de especialistas em beleza da Vult para aderir à estética:

O azul nos olhos pode ser uma boa forma de transformar o visual básico em fashionista | Foto: Pinterest / Reprodução / CP

💙 Passo a passo para fazer a make azul perfeita

1. Comece com uma base neutra
Antes de tudo, prepare a pálpebra com tons suaves e neutros. Isso ajuda o azul a ganhar mais destaque e faz a cor durar por mais tempo, além de deixar o acabamento mais profissional por conta da aplicação mais uniforme.

2. Esfume para dar profundidade
Use um pincel fofo para aplicar um tom de azul no canto externo dos olhos e esfume com leveza. O truque é fazer movimentos circulares, criando uma transição suave e um olhar mais alongado.

Para alcançar a tonalidade desejada, aplique o produto em camadas controlando a intensidade da cor | Foto: Pinterest / Reprodução / CP

3. Aposte no delineado colorido
Delineadores em azul vibrante são o segredo para transformar o visual. Você pode fazer o traço rente aos cílios ou ousar com formatos gráficos — um dos estilos mais vistos nas trends de beleza. A Lapiseira Delineadora Vult Fun pode ajudar a fazer traços ou desenhos gráficos por conta da ponta retrátil e da alta pigmentação. Super fácil de aplicar e esfumar.

4. Adicione brilho
No centro da pálpebra e no canto interno dos olhos, um toque cintilante faz toda a diferença. O efeito metálico reflete a luz e dá aquele acabamento tridimensional que aparece lindo nas fotos e vídeos.

5. Finalize com máscara azul
Pra fechar com chave de ouro, use uma máscara de cílios azul. Além de alongar e dar volume, ela reforça o tom como protagonista do look e deixa a make mais divertida e moderna.

A máscara de cílios colorida traz acabamento ao visual | Foto: Pinterest / Reprodução / CP

Veja Também

*Sob supervisão de Mauren Xavier