Projeto vai transformar histórias de mulheres do Vale dos Sinos em gibis

Projeto vai transformar histórias de mulheres do Vale dos Sinos em gibis

Serão homenageadas mulheres que atuaram em diferentes áreas, como economia, educação e cultura

Correio do Povo

Workshop que dá início ao projeto terá como convidada a jornalista Fabiane Langona

publicidade

As mulheres que fizeram a diferença na história do Vale dos Sinos ganharão visibilidade atráves de uma iniciativa inédita. O projeto "Protagonistas do Vale" vai narrar a trajetória de dez personalidades relevantes para a região em histórias em quadrinhos, também chamadas de HQs. 

Serão homenageadas mulheres que atuaram em diferentes áreas, como economia, educação e cultura. As contribuições de cada uma delas para o desenvolvimento local serão eternizadas por dez duplas de escritoras e ilustradoras. Essas publicações darão origem a três mil boxes, contendo um exemplar de cada HQ, que serão distribuídos gratuitamente em escolas, bibliotecas e instituições inseridas em locais de vulnerabilidade social de todo o Vale.

“Nosso objetivo com o projeto é tornar conhecidas as contribuições dessas mulheres. Por isso, além dos gibis, produziremos materiais pedagógicos, com sugestões de atividades para trabalhar as HQs em sala de aula. Todo esse material, além das histórias e entrevistas com as escritoras e ilustradoras do projeto, ficarão disponíveis em um plataforma online, ampliando assim o acesso aos conteúdos”, explica Camila Borniger, da Simples Assim, produtora cultural responsável pelo projeto. 

Ela destaca ainda que a iniciativa envolve majoritariamente mulheres, desde as protagonistas selecionadas até as profissionais que irão escrever e ilustrar as histórias. A escolha do formato, acrescenta Camila, tem por objetivo usar o imaginário coletivo das heroínas e ainda trazer uma linguagem leve e acessível para os mais jovens.

Capacitação

Além da valorização das personagens, o projeto, cujo lançamento está previsto para 2024, busca também promover a capacitação feminina. Um dos primeiros passos, além da seleção das protagonistas e do levantamento das informações que servirão de base para os gibis, é a realização de um workshop sobre quadrinhos.

A atividade ocorrerá no dia 29 de julho, na Feevale, e terá como convidada a ilustradora Fabiane Langona. Jornalista e artista visual autodidata, já teve trabalhos publicados em diversos jornais e revistas nacionais e em países como França e Espanha. A programação inclui uma parte teórica, na qual será apresentada a história das HQs, gêneros, estilos e referências. Depois, serão realizados exercícios práticos com as participantes. O evento é exclusivo para as integrantes da iniciativa e para alunas da Feevale.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895