Saiba como cuidar da pele na menopausa

Saiba como cuidar da pele na menopausa

Dermatologista explica que hidratação é fundamental para prevenir o envelhecimento e a flacidez

Correio do Povo

publicidade

Quase 8% da população feminina brasileira está no período de climatério ou menopausa, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esta fase ocorre entre os 40 e 55 anos, registrando o fim da fase reprodutiva. É um evento importante na vida das mulheres, marcado por sintomas incômodos, como dores de cabeça, ondas de calor, aumento de peso, mudanças na pele e nos cabelos, além da diminuição da libido.

O metabolismo se torna mais lento, e as transformações impactam diretamente na saúde da pele. O aumento da oleosidade, a propensão ao surgimento de acnes e a diminuição da produção de colágeno e da hidratação natural dos tecidos estão entre as principais transformações.

A médica dermatologista Paula Colpas, consultora da TheraSkin, explica que isso ocorre por conta da redução do hormônio sexual feminino, o estrogênio, que é importante no estímulo da produção do colágeno, responsável pela elasticidade, espessura e pelos níveis de umidade da pele. “Quando esses níveis hormonais sofrem uma queda, a pele tende a ficar mais seca, flácida e fina, aparecendo mais linhas de expressão, rugas e até sensibilidade”, diz.

Para ajudar a combater esses sintomas, a especialista conta que uma boa rotina de skincare, alimentação balanceada, ingestão de água adequada e prática de exercícios podem ajudar a manter a pele saudável e viçosa. 

A rotina básica de cuidados com a pele envolve etapas como limpeza, hidratação e proteção. Para quem está no climatério ou atingiu a menopausa, esse passo a passo não é diferente, mas requer a inclusão de outros tipos de cuidados, como o uso de produtos que ajudam a combater rugas e linhas de expressão, que reforçam a hidratação. Confira:

Limpeza: lave o rosto pela manhã e antes de dormir. “Opte por produtos que tenham a glicerina na composição, pois ajudam na hidratação e maciez da pele”, destaca a médica.

Hidratação: esse é um dos passos mais importantes dos cuidados com a pele e para mantê-la protegida e nutrida.

Cuidados especiais: a vitamina C é um poderoso antioxidante que ajuda a neutralizar os radicais livres, que podem causar danos às células e acelerar o envelhecimento da pele. Seu uso no rosto, pescoço e colo retarda a degradação do colágeno e fibras elásticas cutâneas, prevenindo e amenizando as rugas e as linhas de expressão. Para contribuir com a renovação celular da pele, vale apostar em produtos antiidade, que ajudam a combater os sinais de envelhecimento.

Proteção solar: nenhuma pele, independentemente da idade, dispensa o uso de protetor solar. Ele ajuda a prevenir a ação dos radicais livres e o envelhecimento celular precoce, contribuindo para uma pele com aspecto jovem por mais tempo.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895