Inteligência artificial nas empresas: quais são os desafios?

Inteligência artificial nas empresas: quais são os desafios?

Desvendar os desafios da adoção da Inteligência Artificial nas organizações revela uma jornada complexa.

Tatiana Ximenes

publicidade

A adoção da inteligência artificial (IA) nas organizações enfrenta diversas barreiras e desafios, não podendo ser tratada como uma visão linear. Contudo o uso da IA é mais do que uma tendência e desbravar o horizonte com o olhar humano é essencial.

Como toda tecnologia, temos a questão de custo da implementação, que muitas vezes envolve despesas significativas, incluindo a aquisição de hardware especializado, software avançado e treinamento de pessoal. Para muitas empresas, a falta de letramento digital, somada aos custos iniciais, pode ser um obstáculo junto com a escassez de profissionais qualificados nessas áreas.

Entre os principais desafios da implementação de IA estão a mudança de um sistema já estabelecido e os cuidados com privacidade e proteção de dados, visto que a inteligência artificial envolve a transação e confiabilidade de grandes volumes de dados, levantando preocupações com segurança e privacidade. Saber o motivo do uso da IA é primordial, assim como visão estratégica e um plano de implementação bem definido são essenciais para o sucesso.

Um aspecto pouco falado, mas que certamente exige atenção coletiva e um olhar social, além de um profundo entendimento sobre o negócio, é a preocupação com questões éticas, incluindo viés algorítmico, transparência e responsabilidade.

Por fim, regulamentações governamentais em constante evolução podem criar incertezas legais em torno da implementação da IA. As organizações precisam garantir conformidade com as leis e regulamentações locais e internacionais, promovendo um alinhamento sociocultural e um pacto com a sociedade. 

Para superar esses desafios, exige-se uma abordagem holística, envolvendo liderança estratégica, investimentos em capacitação, avaliação cuidadosa dos riscos e uma abordagem ética para garantir a aceitação e o sucesso da IA nas organizações.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895