Justiça gaúcha: inovação com humanidade

Justiça gaúcha: inovação com humanidade

A atual Administração do TJRS teve a honra de tomar posse na antevéspera dos 150 anos de nossa Justiça gaúcha, comemorados no último dia 3 de fevereiro.

Desembargador Alberto Delgado Neto

publicidade

As celebrações, iniciadas há um ano, durante a gestão anterior, liderada pela ex-presidente Iris Helena Medeiros Nogueira, enfatizaram a relevância do Judiciário do Rio Grande do Sul no contexto estadual, sempre prestando serviços de vanguarda e de qualidade à população, reconhecidos nacionalmente.
Para isso, contamos sempre com a valiosa colaboração do nosso maior patrimônio, que são as pessoas. São magistradas e magistrados, servidoras e servidores, estagiárias e estagiários que se dedicam diariamente para prestar a jurisdição mais produtiva do país, segundo dados do Conselho Nacional de Justiça.
Jurisdição que passa por transformações e nos impõe desafios: na era do processo 100% digital, precisamos capacitar nosso capital humano para o mundo virtual. Mantendo a consciência de que não mais atrás de uma capa de processo, mas de uma tela, há alguém carregado de expectativas, por conta de um conflito à espera de solução.
Para isso, objetivamos reorganizar a força de trabalho com foco no atendimento da população e nos gabinetes dos magistrados, por conta da automação das atividades meio. Colocando a inteligência artificial a serviço da inteligência humana, para contribuir com a qualidade da decisão em cada processo.
Paralelamente, estamos investindo cada vez mais em segurança cibernética, como por exemplo a migração do armazenamento de dados para a nuvem, e em ferramentas de facilitação para melhoria da jurisdição virtual.
E, fundamentalmente, contamos com a continuação do apoio dos nossos parceiros diretos como a Ordem dos Advogados, Ministério Público e Defensoria Pública, além de nossos parceiros internos como as associações de classe e sindicatos.
Dessa forma, buscamos evoluir com serenidade e segurança, para que possamos prestar serviços cada vez mais eficientes e de melhor qualidade à sociedade. Sem jamais perder de vista os principais atributos de valor de nossa instituição, sempre voltados à paz social: transparência, acessibilidade, sustentabilidade, solidariedade e inovação.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895