Ataques de cães a carteiros em Viamão

Ataques de cães a carteiros em Viamão

publicidade

Uma das principais causas de afastamento do serviço por empregados dos Correios no município de Viamão tem sido provocada pelo melhor amigo do homem. Cães que geralmente são inofensivos para seus donos ou para as pessoas da rua viram uma fera quando sentem seu território “invadido” pelo carteiro. No último dia 23 de outubro foi a vez da carteira Olga Antonia. Um cão que parece ter cruza com Pitbull fugiu do pátio onde estava na rua Porto Xavier, 117, perseguiu Olga até a Rua Capeli e a mordeu na panturrilha causando ferimento profundo. Segundo os vizinhos o cão tem histórico de atacar até os moradores da rua. O gerente da unidade dos Correios que atende o local Marco Eloy Cordeiro Ramos informou que o cão é o mesmo que atacou outra empregada dos Correios no início do ano. “Nossa ação imediata é cuidar da segurança dos empregados e suspender a entrega no local do ataque até que seja regularizada a situação”, informou Marco. No entanto, o problema de ataques tem aumentado em Viamão. De abril a outubro deste ano, 11 empregados foram atacados em diferentes ruas do município. “A situação já está gerando pânico entre os colaboradores, hoje dos empregados afastados pelo INSS 70% tem como motivo ataques caninos”, revela o gerente.

O problema é provocado por cães criados na rua que, após serem alimentados pelos moradores, viram cães de guarda do local, e por cães criados nas casas, pois os donos não tomam os cuidados necessários para evitar que o cachorro fuja ou tenha acesso à caixa de correios facilitando que ele morda a mão do carteiro. “Os carteiros chegam ao ponto de trabalharem com pedaços de madeira, cano de PVC ou antena corta linha de motocicletas pendurados nos punhos para tentarem se livrar dos cachorros” afirma Ramos. A cada episódio de ataque, além de causar danos sérios à saúde do profissional, provoca o afastamento do empregado de seu local de trabalho de no mínimo cinco dias, prejudicando também a entrega de correspondências à população.

Um dos casos sérios de ataque de cães está provocando o afastamento do trabalho, há meses, de um carteiro que está internado no Hospital Moinhos com infecção na mão e punho esquerdo devido a  mordedura de um cão da raça Pit bull. O cão ficou durante 5 minutos estraçalhando o punho do carteiro e só soltou depois que o dono chegou. As ações dos Correios para resolver o problema vão desde a conscientização dos moradores e em casos extremos a suspensão da entrega de correspondências na rua do ataque até que os moradores resolvam a situação. Já foi suspenso o serviço de entrega em trechos da Rua Albino Ruter e da Rua Porto Xavier da Vila Planalto do número 13 ao 187. Na Rua Esperança, Santo Onofre, onde o Pit bull atacou o carteiro, a entrega na residência do dono do cão também está suspensa.

Segundo o gerente da unidade, um levantamento apontou a existência do problema em Jaguaribe, Vila Elza (maior índice), Vila São Lucas, Beco dos Cunhas, Vila Santo Onofre, Vila Fiúza, Vila São Cristóvão, Vila Jardim Itapema, Vila Planalto, Vila Tarumã, Vila Valença  e Vila Dois Irmãos. Os Correios esperam contar com o apoio da população para que os carteiros possam voltar a exercer suas atividades com segurança nestes locais.

Como deixar a rua mais segura
Dentro do pátio - Os cães devem ficar dentro do pátio, em local onde não possam fugir e nem tenham acesso à caixa de correspondência, evitando que mordam a mão do carteiro;
Na rua – Sempre que houver cão perigoso na rua chamar o órgão responsável da prefeitura local para que se faça o recolhimento correto do animal.

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895