CÉLULAS-TRONCO PARA PETs

CÉLULAS-TRONCO PARA PETs

publicidade

Porto Alegre é a segunda capital do Brasil a ter um banco de células-tronco para tratamento de pets. A CellVet Medicina Veterinária Regenerativa mantém um banco de células-tronco para tratamento de gatos, cachorros e cavalos. O material é coletado pela empresa, que o mantem preservado para disponibilizar para uso em procedimentos veterinários.
O banco de células-tronco de cães e gatos da CellVet é montado a partir de tecido adiposo de animais submetidos a cirurgia de castração, com consentimento dos proprietários. "Durante a cirurgia, uma pequena quantidade de tecido adiposo é coletada e processada para isolamento da fração que contém as células-tronco", explica a doutora em imunologia e diretora científica da CellVet, Nance Nardi.
De acordo com Nance, esta fração é cultivada durante duas ou três semanas, dando origem a células-tronco purificadas. Este material é analisado, para certificação de esterilidade e da presença de todas as características das células-tronco. Após esse procedimento, elas são congeladas para uso posterior.
Quando necessárias para um procedimento veterinário, as células são descongeladas, cultivadas durante um breve período para restabelecer as condições de vitalidade, e encaminhadas para tratamento do paciente. Do pedido feito à CellVet ao envio do material, leva-se cerca de 3 a 4 dias.

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895